Neste sábado (29), será realizado o curso Oficina de Cinema Popular (Documentário), com palestra sobre o tema História e Memória, ministrada pelo professor Dr. Rogério Ivano. O evento, aberto ao público, será no Centro Cultural Adecom, na Rua Tomás Fabrício, 108, Conjunto Habitacional Saltinho, zona sul de Londrina, a partir das 16h.

A palestra é uma atividade complementar do projeto, que escolheu o tema para discutir sobre os aspectos envolvidos na abordagem de uma história durante os processos de realização de um documentário.

Rogério Ivano é professor de História na Universidade Estadual de Londrina, doutor em História Social, trabalha com linhas de pesquisa em Práticas Culturais, Memória e Imagem, a partir de perspectivas historiográficas que buscam valorizar as relações entre história e memória.

Esta é a segunda palestra a ser organizada. A primeira, em 26 de março, abordou o tema Cinema Indígena, com a ministração do Cleber Kronu Kaingang, cineasta indígena. "Tivemos um resultado muito positivo na primeira palestra que realizamos, na região oeste de Londrina. Compreendemos que, para além do caráter formativo do curso, a oficina, de modo geral, tem por objetivo estimular reflexões sobre a prática cinematográfica, por meio de perspectivas que prezem por um espaço de construção e participação coletiva. E a partir da proposta colocada pelo professor Rogerio Ivano, a respeito dos conceitos sobre o tema História e Memória, acreditamos que o evento deste sábado tem muito potencial para enriquecer o debate acerca da realização audiovisual no campo do cinema popular e documental”, afirma o assessor de comunicação e integrante do projeto, Wellington Victor.

De acordo com ele, o público-alvo são as pessoas que gostam de assistir a filmes, falar sobre cinema e que se interessam pela cultura popular. "Buscamos também as pessoas que moram em bairros e comunidades periféricas de Londrina, que têm pouco acesso a estes espaços na cidade, por isso estamos levando essas atividades para as vilas e centros culturais localizados nos bairros", diz.

O curso Oficina de Cinema Popular (Documentário) é uma iniciativa do Cocine - Coletivo de Cinema Negro de Londrina, com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PROMIC, por meio do edital municipal de seleção de Projetos independentes de Bolsas para Oficinas Criativas da Fábrica – Rede Popular de Cultura.

Serviço:

Evento: Palestra sobre História e Memória

Data: 29/04/2023

Horário: 16h

Local: Centro Cultural Adecom, Rua Tomás Fabrício, 108 - Conjunto Saltinho, Londrina

Entrada: Gratuita para todo o público

Imagem ilustrativa da imagem Centro Cultural Adecom promove Oficina de Cinema Popular neste sábado (29)
| Foto: Divulgação