O Homem Amarelo, de Anita Malfatti: uma das obras mais representativas do Modernismo
O Homem Amarelo, de Anita Malfatti: uma das obras mais representativas do Modernismo | Foto: Divulgação

A Semana de Arte Moderna foi inspirada nas principais vertentes dos movimentos vanguardistas: a busca pelo rompimento do tradicionalismo da arte através da liberdade estética, da experimentação constante e da independência cultural do país. A Semana de Arte Moderna (ou Semana de 22) ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, e em breve comemora o aniversário de 100 anos como um evento que revolucionou o cenário artístico brasileiro.

Na primeira fase do Modernismo brasileiro, nomes como Anita Malfatti, Mário de Andrade, Lasar Segall, Di Cavalcanti, Heitor Villa-Lobos, Cândido Portinari, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral ganharam os holofotes. A "semana" durou três dias (13, 15 e 17 de fevereiro de 1922), foi o suficiente para marcar a história do Brasil.

Para comemorar o centenário da Semana há eventos em todo o País, selecionamos alguns para criar um roteiro cultural a ser usufruído durante este mês.

OFICINA | 'Tupi or not to be' com Renato Forin Jr.

Renato Forin Jr  vai ministrar a oficina on-line "Tupi or Not To Be" a partir do dia 11
Renato Forin Jr vai ministrar a oficina on-line "Tupi or Not To Be" a partir do dia 11 | Foto: Divulgação

Para Augusto de Campos, a Antropofagia é “a única filosofia original brasileira”. Para Oswald de Andrade, é o movimento que “salvou o sentido do Modernismo”.O curso, ministrado por Renato Forin Junior, tem como objetivo compreender a antropofagia como uma potencial interpretação autocrítica do Brasil e lançar as bases para refletirmos sobre o destino do país.

Data: de 11 de fevereiro a 18 de março (às sextas-feiras)

Horário: Das 19 às 21 horas (Plataforma Google Meet)

Inscrições gratuitas até 10/02 pelo link

PODCAST | 'Palavra Alada' com Drica Moraes

Drica Moraes estreia o podcast "Palavra Alada" para comemorar o centenário da Semana
Drica Moraes estreia o podcast "Palavra Alada" para comemorar o centenário da Semana | Foto: Manu Campos/ Divulgação

Para celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 tem a estreia do podcast “Palavra Alada”. A ideia do “Palavra Alada” surgiu com o desejo da diretora Flávia Guayer de criar um projeto multiplataforma sobre literatura brasileira. O episódio de estreia se debruça sobre a primeira fase do modernismo, de 1922 a 1930. A previsão é que sejam lançados mais dois episódios, que correspondem às duas fases seguintes do movimento (entre 1930 e 1960), ainda neste ano.

Data: 13 de fevereiro de 2022

Estreia: Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer e Google Podcasts

YouTube: Palavra Alada Modernismo

EVENTO | Biblioteca Parque Villa-Lobos, São Paulo

Por meio da curadoria de seu acervo literário, a Biblioteca apresenta obras que abordam temas e assuntos correlatos aos "100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922". O público terá acesso aos títulos em destaque do acervo físico, seja para apreciação ou para empréstimo. No ambiente virtual, serão disponibilizadas obras em formato online (e-books) por meio da biblioteca BSP Digital.

Data: 28 de fevereiro

Evento: Gratuito

EVENTO | Biblioteca São Paulo

Por meio da curadoria de seu acervo literário, A Biblioteca de São Paulo apresenta obras que abordam temas e assuntos correlatos aos "100 anos da Semana de Arte Moderna de 22". O público terá acesso aos títulos em destaque do acervo físico, seja para apreciação ou para empréstimo. No ambiente virtual, serão disponibilizadas obras em formato online (e-books) por meio da biblioteca BSP Digital.

Data: 28 de fevereiro

Evento: Gratuito

EVENTO | Casa Modernista, São Paulo

Já a exposição “Buffoni – Desenhos para a Modernidade”, do italiano Bramante Buffoni, apresenta a vida e a obra do artista que realizou a maior parte de suas criações em São Paulo, com destaque para pintura, artes gráficas, cenografia, decoração de interiores e o muralismo. A produção do artista pode ser considerada precursora das intervenções que cada vez mais ocupam nossas ruas. A exposição reafirma o eixo curatorial da Casa Modernista no sentido de resgatar a memória e incentivar a reflexão sobre a produção moderna na capital paulista. Com curadoria de Patricia Freitas, a mostra traz ao público a trajetória de Buffoni em sua representativa atuação como artista moderno que dialoga com a cidade e a indústria.

Data: até 24/04

Evento: Gratuito e presencial

EVENTO | Pinacoteca, São Bernardo do Campo (SP)

A exposição “Arquitetura Modernista” resgata obras institucionais encomendadas pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, SP, entre as décadas de 1960 e 1970, por escritórios de arquitetos paulistanos. Através da releitura dos documentos originais foi possível reproduzir projetos de grande relevância histórica para arquitetura moderna paulistana, onde a mostra representa-os através de projeções pictóricas, permitindo ao observador a visualização tridimensional de formas externas e internas, assim como a compreensão do partido arquitetônico de cada obra.

Data: até 06/05

Evento: Gratuito e presencial

** Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.