"A arte é uma forma de expressar o que sentimos na alma". Assim o artista plástico Luiz Roberto Alves reflete sobre o seu trabalho. Londrinense com formação acadêmica em Administração pela Universidade Estadual de Londrina, considera-se um amante das artes plásticas desde os tempos de criança. "Entrei para o mundo das artes após me aposentar no mercado financeiro, onde atuei por 21 anos."

De forma despretensiosa, Alves relata que o objetivo inicial era ocupar o tempo com uma atividade que lhe desse satisfação. "Passei a frequentar aulas de pintura em óleo sobre tela com a professora e artista plástica Conceição Garcia Punhagui, no ateliê C. Garcia, em Londrina". Empenhado, passou a integrar exposições coletivas e individuais e descobriu que os estilos que mais o encantam são o Impressionismo e Expressionismo.

O desafio de por a pipa no ar era um passatempo que começava no feitio do brinquedo
O desafio de por a pipa no ar era um passatempo que começava no feitio do brinquedo | Foto: Divulgação

Aos três anos de idade, a família de Alves se mudou de Londrina para Grandes Rios, onde o pai montou uma cerealista para beneficiar arroz. O universo rural, assim como as brincadeiras de rua no meio urbano, onde morava, são inspiração do mais recente trabalho. "Eu sou o caçula, meus irmãos eram bem mais velhos e tinha muitos amigos da minha idade." Alves comenta que sempre gostou de pintar. "Mas não havia condições financeiras, nem tempo. Com a aposentadoria, em 2012, investi no ócio criativo", alegra-se. "Até hoje frequento a mesma escola".

O mais recente trabalho, a exposição "Crianças e Cores", retrata e valoriza aspectos de sua época de criança. "Eu os resgatei da memória neste período de quarentena e distanciamento social que estamos atravessando por conta da pandemia." Entretanto, o olhar positivo foi o eleito para a criação de trabalhos de arte em óleo sobre tela, apresentando cenas de um cotidiano simples onde a diversão era ao ar livre e intimamente ligada ao sentimento de liberdade. O futebol no campinho de terra, a boneca de pano feita de sobras e retalhos, assim como o fazer e o empinar papagaios e ter, na ponta dos dedos, o controle do voo de papel. Desejo que aqueles que tiverem a oportunidade de apreciar o meu trabalho trabalhos, possam de alguma maneira, se identificar", convida.

A obra "Menina com Boneca" , de Luiz Roberto Alves, é uma releitura de "Menina Sentada", de Cândido Portinari.

"Menina com Boneca" : releitura de "Menina Sentada", de Cândido Portinari
"Menina com Boneca" : releitura de "Menina Sentada", de Cândido Portinari | Foto: Divulgação

SERVIÇO:

Exposição: "Crianças e Cores" de Luiz Roberto Alves

Quando : até 25 Fevereiro, de segunda a sexta-feira: 8h às 12h / 14h às 18h. Aos sábados: 8h às 12h.

Local: Espaço Cultural Ceddo

Endereço: Rua Pernambuco, 725 - Centro

Valor: Entrada gratuita

Após a exposição as obras estarão disponíveis para venda; Contato Luiz Luiz Roberto Alves (43)-99156-2509