Convencer o empresariado local a investir no setor audiovisual também está entre as prioridades do grupo. "O setor do audiovisual vai muito bem em todo o país. É um dos poucos setores da economia que cresceu dois dígitos nos últimos anos, segundo dados da Ancine. É uma cadeia produtiva que emprega muita gente e movimenta a economia. Em Londrina não é diferente. E a cidade está no cenário nacional faz tempo. A produtora Filmes do Leste coleciona prêmios nacionais e é responsável pelo Festival de Cinema que está indo para a 19ª edição. Boa parte dos profissionais que conheço está trabalhando e executando projetos em diversas áreas do setor", destaca Luciano Pascoal, presidente Núcleo do Audiovisual de Londrina (NAV), órgão vinculado à Acil criado há um ano.
Como exemplo, ele cita a Kinopus, produtora que está filmando uma série com verba de mais de R$ 1,6 milhões aprovada através do Prodav TVS Públicas, Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual do Governo Federal. Com o título de "Super Família", a série que está sendo produzida em Londrina será direcionada ao público infantil. A produção contará com 26 episódios de 13 minutos e tem envolvido mais de 100 profissionais, entre atores e equipe técnica.
"As filmagens começaram em junho e devem ser concluídas em setembro. A série fala sobre crianças que vivem em núcleos familiares diferentes, como filhos de pais separados, crianças criadas por avós, por um casal de lésbicas, entre outros exemplos. A produção deve ir ao ar no ano que vem e será transmitida por emissoras públicas", informa o diretor executivo da produtora londrinense Kinopus, Guilherme Peraro.
Ele salienta que essa já é a segunda série televisiva produzida pela Kinopus. "Em 2014 fomos contemplados pelo mesmo edital da Ancine e recebemos R$ 507 mil para produzir a série infantil "Brincando com a Ciência" e toda essa verba ficou na cidade. No ano passado foram produzidos 13 episódios que tem como protagonistas crianças respondendo suas próprias perguntas por meio de experimentos científicos. A série deve ir ao ar ainda este mês pela TV Brasil e TV Cultura. Essas filmagens geraram emprego para mais de 50 pessoas", conclui. (M.R.)