Para chegar à ilha do Purgatório da monumental ''Divina Comédia'', de Dante, a co-produção ''Una Madre Coraje y sus Hijos en el Purgatorio'' precisou de uma cenografia grandiosa, criada por Eduardo Jiménez, que entre outras coisas levou a equipe de produção do FILO a buscar materiais em ferro-velho. Uma passarela de mais de dez metros também transportará o público ao lugar onde as tragédias sofridas na Terra, já não fazem mais bater o coração.
A equipe trabalha acelerado em dois fronts. Com mais de 20 anos de experiência na montagem de cenários para o festival londrinense, o funcionário da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Amilton Batista, está responsável pela confecção da rampa montada entre o palco e a platéia.
Noutra ponta dessa trabalho estão outros técnicos, que cuidam da montagem de uma estrutura com painéis de 5 metros de altura do cenário.
''O conceito da cenografia é um amplo campo de concentração. Tivemos que dar uma textura de zinco ao cenário, procurando o material em ferro-velho. O palco será todo aberto e aparente, o que acredito que dará um efeito interessante'', explica Paula Dalberto, que trabalha na equipe de cenografia do festival.
A co-produção também trouxe um quarto do carregamento de um caminhão baú, com objetos de cena e adereços. Ferro, feno e carretéis de fiação estão sendo utilizados para montar objetos de cena, como uma carroça. ''É o maior cenário do festival, o que está consumindo um tempo de trabalho para a montagem praticamente de 24 horas por dia'', avalia Paula.

mockup