Provando que dois raios caem no mesmo lugar, ou melhor, duas músicas virais caem sobre o mesmo grupo, os meninos da Jovem Dionísio emplacaram mais uma trend nas redes sociais. Nas últimas semanas, anônimos e famosos postaram vídeos ao som do trecho ‘’ah! cê reparou que eu me arrumei? tô bonitinho!’’ mostrando looks, dançando e cantando. Lançada em maio, ‘’To Bem’’ tem mais de 5 milhões de acessos nos canais

oficiais do grupo e segue os mesmos passos de ‘’Acorda Pedrinho’’, música que deu projeção nacional aos paranaenses.

LEIA TAMBÉM:

Doramas do Festival de Cinema Japonês estão disponíveis

Com nome que surgiu diante de uma brincadeira dos pais, os ‘’Velhos Dionísios’’, a Jovem Dionísio é formada por dois Bernardos; Bernardo Pasquali na voz e Bernardo Hey nos teclados. Gabriel Mendes é o baterista, Gustavo Karam baixista e Rafael Dunajski o guitarrista do grupo.

Amigos de infância, eles contam que as músicas da banda são feitas para curtir, primeiramente, no ‘’clubinho’’ da noite em que elas são produzidas.

‘’Ser um hit - ou não - é consequência do transbordamento do que acontece nesse clube secreto’’, explica Mendes, ou Mendão como é chamado entre o grupo, contando que a construção das produções é uma somatória de fatores, entre eles a condução da música como um material de longo prazo, utilizando referências dos gostos pessoais de cada integrante. Mas, para ele, o toque especial está na despretensão. ‘’É um dos nossos

principais instrumentos para não pensarmos demais e trazermos naturalmente o registro do que sentimentos no momento de criação’’, destaca.

A criação de ‘’To Bem’’ surge a partir de uma batida de Miami Bass - um subgênero do hip hop que se tornou popular na década de 80 e influenciou na construção dos primeiros funks do Brasil - feita pelos produtores musicais do grupo.

‘’No começo do ano passado, nós estávamos em Morretes e o ‘’Belny’’ (Pasqualli), veio com a ideia da ‘gritaria’ do refrão, esse registro bem alto; nós acabamos gostando e fizemos a letra todo mundo meio junto’’, conta Bernardo Hey, reforçando as ideias individuais na condução do projeto

criado em mais uma noite dos ‘’clubes Dionísio’’.

ACORDA PEDRINHO

‘’Acorda Pedrinho’’, lançada há dois anos, também foi criada sob a premissa despreocupada. E foi na despreocupação que a música ocupou o 1º lugar no Spotify Brasil.

Hoje, são mais de 100 milhões de acessos, só nessa plataforma. A composição fala sobre Pedrinho, um senhor que conheceram em um bar que frequentavam em Curitiba e que vivia dormindo por lá. Segundo o grupo, quando Pedro acordava, gostava de jogar sinuca. A inspiração simples alavancou a Jovem Dionísio.

Seria esta, então, a fórmula do sucesso? A simplicidade e objetividade da letra? A despreocupação e a tranquilidade que as canções transmitem?

‘’Talvez seja uma mistura de todos esses elementos’’, brinca Belny, que também comenta as diferenças e semelhanças entre ‘’To Bem’’ e ‘’Acorda Pedrinho’’.

‘’Musicalmente, elas não são parecidas, mas as duas tem algum tempero em comum que faz a gente reagir de primeira à elas! O corpo reage antes mesmo de você ouvir a letra!’’, completa.

Os números confirmam essa reação: no Tik Tok são mais de 250 mil vídeos participando da trend de ’’To Bem’’ e no Instagram, quase 1 milhão (com o áudio oficial). Entraram na brincadeira a atriz Flávia Alessandra e seu marido, o ator Otaviano Costa, além das blogueiras Mari Maria e Viih Tube.

‘’Nas versões bem rascunho, a gente já sentia no corpo quando ouvia. Essa reação imediata no casamento de todas as coisas: a batida com a harmonia, com a intenção de voz. Acho que nossas músicas se assemelham nesse lugar: de fazer as pessoas reagirem na primeira ouvida.’’, finaliza Belny.

O grupo acaba de lançar o segundo álbum ‘’Ontem Eu Tinha Certeza (Hoje Eu Tenho Mais)’’ que já está disponível nas plataformas digitais.