CCBB-São Paulo realiza a mostra Mulheres Mágicas
A segunda edição de "Mulheres Mágicas: reinvenções da bruxa no cinema" abre no dia 6 de abril, em São Paulo
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 01 de abril de 2024
A segunda edição de "Mulheres Mágicas: reinvenções da bruxa no cinema" abre no dia 6 de abril, em São Paulo
Reportagem local
Com o intuito de investigar a maneira que a figura da bruxa foi construída ao longo da história do cinema, o CCBB - São Paulo traz a 2ª edição da mostra "Mulheres Mágicas: reinvenções da bruxa no cinema" – que acontece 6 de abril e 5 de maio e conta com 28 filmes, debates com especialistas e uma oficina gratuita. Os ingressos serão vendidos a preços populares.
Com curadoria de Carla Italiano, Juliana Gusman e Tatiana Mitre, a programação está agrupada em dois eixos temáticos: "A bruxa através dos tempos: imagens clássicas" e "Bruxas contemporâneas: corpos indomáveis, saberes ancestrais". O primeiro eixo traz com títulos como A Paixão de Joana D'arc (1928), Casei-me com uma Feiticeira (1942) e A Bruxa (2015). Já o segundo eixo exibirá Retrato de uma jovem em chamas (2019) e Orlando, Minha Biografia Política. Para completar haverá sessões de filmes infantis, com o clássicos Branca de Neve e os Sete Anões (1937), O serviço de entregas da Kiki (1989), e Malévola (2014).
A Sessão de Abertura acontece no dia 06/04, às 16h, com a exibição de A Praga (2021), filme póstumo de José Mojica Marins, o lendário Zé do Caixão. Este filme havia sido dado como perdido até que parte dos seus negativos foi localizada. Após a sessão haverá um debate com a crítica Júlia Noá com mediação da curadora Carla Italiano.

