O Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Cascavel está empenhada em divulgar os atrativos existentes na região, quase todos permitindo a saudável convivência com o meio ambiente.
O secretário Sérgio Antonio Terres está estruturando vários programas, que devem estimular o chamado ecoturismo, para que os cascavelenses e pessoas das microrregião possam aproveitar curtos períodos de interrupção de atividades normais para visitas, passeios e estadia em locais no próprio município.
O Parque Ambiental de Cascavel, distante oito quilômetros da cidade e localizado nas proximidades da Ferrovia Paraná Oeste Fundetec, é opção familiar para um dia inteiro de convivência com um rico ecossistema. Na mata preservada existem vários exemplos da araucária, o pinheiro símbolo do Paraná.
Outra alternativa são as trilhas ecológicas com obstáculos para transposição, quebrando a rotina do passeio, que pode levar, por exemplo, à bucólica cascata existente, tudo com acompanhamento de guia. O Parque Ecológico Paulo Gorski, na região central da cidade, continua sendo o local mais frequentado pelos cascavelenses, entre os espaços de preservação ambiental. Vale a caminhada pela via para pedestres que circunda o lago, incursionando pela exuberante vegetação nativa.
Entre outras opções existentes, estão recantos, com ampla vegetação, cursos d’água e espaços para camping, churrasqueiras, esportes, banhos e outras atividades. Os pesque-pague também atraem muitas famílias, como fonte de lazer e também de fornecimento do saudável e fresco peixe.

mockup