Salvador, 19 (AE) - O antigo sobrado de dois andares onde funcionava a Casa de Orações dos Jesuítas, construído em 1696 no centro da capital baiana, foi recuperado pela Caixa Economica Federal e transformado no quarto Conjunto Cultural da CEF no País. A obra, que custou R$ 1,5 milhão, será inaugurada sexta-feira, apresentando várias atrações entre as quais a exposição dos objetos históricos dos séculos 16, 17, 18 e 19 encontrados durante a reconstrução.
Reformado várias vezes ao longo dos últimos 300 anos, do sobrado original, transformado em Casa de Orações pelos jesuítas em 1757, restou apenas a estrutura, algumas portas almofadadas, três tetos caixotados e, principalmente, a magnífica portada, esculpida em pedra de cantaria, com elementos tipicamemte barrocos, como a carranca no meio de um faixa de flores de acanto, conjunto que lembra vinhetas de xiligravura de livros da época.
Incorporado ao patrimônio da Caixa em 1984, como pagamento de uma dívida da Santa Casa da Misericórdia de Salvador, o sobrado, que é a mais nova atração histórica e cultural de Salvador, mostrará no subsolo 40 peças e utensílios como porcelanas, louças chinesas, inglesas e portuguesas, cachimbos africanos, ossos de animais e conchas usados para aterro, achados pelos operários na reforma. Além disso, com a inauguração da Casa de Orações, a Caixa abrirá no local a exposição "60 anos de Arte Brasileira", que reúne 30 obras de 30 renomados artistas brasileiros como Di Cavalcanti, Alfredo Volpi e Claúdio Tozzi. A exposição estará aberta à visitação a partir do dia 25, de segunda à sexta-feira, das 10 às 17 horas.