Obras de dois grandes artistas plásticos que retratam a cosmologia, belezas, hábitos, corpos e movimentos da cultura afro-brasileira podem ser vistas gratuitamente pelo público londrinense na Exposição Carybé e Agenor Evangelista. A mostra fica cartaz até o dia 27 de janeiro, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, localizada em frente à Concha Acústica. Devido à pandemia de Covid-19, a visitação deverá ser feita gratuitamente mediante agendamento prévio.

Obra de Carybé: o argentino que sabia tudo da Bahia
Obra de Carybé: o argentino que sabia tudo da Bahia | Foto: Gustavo Carneiro

A exposição reúne seis obras inspiradas na afrodescendência cultural brasileira. Os trabalhos são assinados por Carybé, artista argentino, pintor, gravador, desenhista, ilustrador, mosaicista, ceramista, entalhador e muralista. Ao longo de sua trajetória, ele se apaixonou pela Bahia e pelo povo baiano e produziu inúmeras obras destacando elementos da cultura popular brasileira. A mostra conta ainda com peças produzidas pelo londrinense Agenor Evangelista. Nascido na Vila Portuguesa, o artista pé-vermelho é fundador do Instituto do Movimento de Estudo da Cultura Afro-Brasileira Palmares, de 1986, assim como da Mostra Afro-Brasileira Palmares, que este ano será realizada em Londrina com a parceria do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Tela de Agenor Evangelista: artista londrinense é um mestre da cultura afro brasileira
Tela de Agenor Evangelista: artista londrinense é um mestre da cultura afro brasileira | Foto: Gustavo Carneiro

Todos os trabalhos expostos na mostra Carybé e Agenor Evangelista pertencem ao acervo do Museu de Arte de Londrina, (MAL), que está temporariamente com as atividades suspensas, aguardando a segunda fase do restauro da edificação. Segundo a diretora de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Maria Luisa Alves Fontenelle, a exposição tem o intuito de que a população tenha acesso às obras do MAL. “Esta é a primeira de uma série de exposições que iremos apresentar durante o ano que vem. O objetivo é dar visibilidade e proporcionar o acesso às obras que compõem o acervo do Museu de Arte”, frisou.

As visitações devem ser previamente agendadas pelo telefone (43) 3337-6238 ou por e-mail [email protected]. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Serão permitidos grupos de até quatro pessoas com direito de até 20 minutos de visita.

SERVIÇO

Exposição Carybé e Agenor Evangelista

Quando - Até 27 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h

Onde - Sede da Secretaria Municipal de Cultura (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral,110 - Em frente à Concha Acústica)

Gratuito

*Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as visitações devem ser previamente agendadas pelo telefone (43) 3337-6238 ou por e-mail [email protected]

...

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.