O cartunista Carlos Cooper, um dos autores do livro ''Humor Brasil 500 Anos'', está em Londrina para autografar a obra e para participar de um bate-papo na Gibiteca da cidade. O livro foi publicado em 2000 pela editora Virgo, em sistema cooperado (coletânea) e reúne 21 artistas do cartum brasileiro. A publicação apresenta uma visão satírica e bem-humorada da história do Brasil, além de ser um registro do estado da arte do cartum no País.
Hoje, às 19h30, acontece a noite de autógrafos na Biblioteca Pública de Londrina (Avenida Rio de Janeiro, 413). Amanhã, às 15 horas, em visita à Gibiteca (próximo ao Lago Igapó 1), Cooper participa de um bate-papo com usuários e frequentadores do espaço. Também estará no encontro o cartunista Mario Mastrotti, outro autor de ''Humor Brasil 500 Anos''.
Criador de personagens como Tripanossoma e O Empatado, Mastrotti publicou ''Guerreiros de Órion'' pela Editora Press, em parceria com João Carlos Pacheco. O cartunista iniciou sua carreira em 1975, no Diário do Grande ABC, publicando tiras com temas ecológicos e políticos.
Carlos Cooper foi arte-finalista também no jornal Diário do Grande ABC no início da década de 70 e, em 1977, publicou no Jornal da Mooca tiras semanais do Xerife Bang. Em 1984, mudou-se para os Estados Unidos onde trabalhou como ilustrador na Norton Advertising, em Nova York. Atualmente é profissional free-lancer na cidade norte-americana.