Cartola é lembrado no Boteco do Cabral
São Paulo, 26 (AE) - Carlinhos Vergueiro e Nelson Sargento fazem nesta quarta-feira uma homenagem ao compositor Cartola. Escolheram uma das formas mais prazerosas para o autor de "As Rosas Não Falam": os dois cantam a sua música em um botequim, exatamente como ocorria no Zicartola (ponto tradicional da boemia e da boa música, no Rio), em que o poeta reunia gente amiga e conversava sobre música popular brasileira. O show faz parte da programação do Boteco do Cabral, no Sesc Pinheiros, que tem como dono do botequim e anfitrião do espetáculo o jornalista e escritor Sérgio Cabral. Todas as últimas quartas de cada mês, ele promove ali grandes encontros.
Para Sérgio Cabral, Cartola e Paulinho da Viola foram os homens mais elegantes que ele conheceu. "O que me impressionava era a delicadeza de Cartola", define ele, no texto do programa do espetáculo. "Somente aos 65 anos de idade foi que conseguiu gravar o primeiro disco, pela gravadora Marcus Pereira, mas as dificuldades jamais interferiram no seu talento, elegância e, sobretudo, humor."
Vergueiro e Sargento escolheram "Acontece", "Amor Proibido", "Sim, Tive Sim" - todas de autoria de Cartola. Cantam ainda as parcerias dele com Sargento (Velho Estácio), Elton Medeiros (O Sol Nascerá e Peito Vazio) e Nelson Cavaquinho (Devias Ser Condenada).
Tanto Sargento quanto Vergueiro dominam a linguagem do samba. Nelson Sargento é contemporâneo de Cartola. Ao lado do poeta, fazia parte da Ala de Compositores da Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira - paixão dos dois sambistas. Na quarta-feira, serão acompanhados pelos músicos Edmilson Capelupi (violão de 7 cordas), Miltinho Tachinha (cavaquinho), Jorge Cebion e Beto Sodré, ambos na percussão.





