A história da América do Sul pulsa em cada rua de Cartagena de Índias, uma cidade colonial fortificada erguida a partir de 1562 diante do Mar do Caribe. Segunda cidade mais antiga da Colômbia (a primeira é Santa Marta, de 1525), declarada pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural de Humanidade, em 1984, possui o maior conjunto de muralhas (9 quilômetros) e fortes das Américas, construídos para proteger a cidade dos ataques de piratas.
Um dos locais onde é possível reviver estas batalhas é o Castelo de San Felipe de Barajas. O forte é considerado a obra de engenharia militar mais importante do continente. Levou 121 anos para ser concluído.
Historicamente um entreposto de 2 milhões de escravos negros, Cartagena é uma das localidades mais visitadas da Colômbia, com belezas naturais e clima prazeroso o ano inteiro. Lá está localizada a casa do escritor Gabriel García Márquez. E ainda hoje são realizadas visitas monitoradas pelos locais onde 'Gabo' teria se inspirado para escrever clássicos da literatura mundial, como ''O Amor nos Tempos do Cólera'' e ''Do Amor e Outro Demônios''.
O segundo romance mencionado faz alusão ao túmulo de uma noviça com longos cabelos no antigo convento das irmãs de Santa Clara. Hoje funciona no local o hotel Sofitel (www.hotelsantaclara.com), mantendo a construção praticamente intacta, com a sepultura abaixo do bar contemporâneo do cinco estrelas.
Pelas ruas de Cartagena, o visitante é agraciado por casarões e sobrados ornados de balcões. A parte histórica da cidade deve ser conhecida a pé ou em uma das tradicionais charretes.
Passe pelo Mercado das Bóvedas, construção do século 18 que está entre os melhores lugares para fazer compras. Tem de tudo ali: louças, redes, belíssimas batas, a um preço acessível. E não esqueça de pechinchar. Afinal, na Colômbia ''todo tiene un precio'', mas que pode ser bem baixinho.
O Palácio da Inquisição, finalizado em 1717, exibe os instrumentos de tortura e outras obras históricas. Das imensas igrejas, destaque para a de San Pedro de Claver, jesuíta espanhol protetor dos escravos, cuja ossada jaz num templo edificado com pedras de coral.
Na cidade, as praias são medianas. As melhores opções estão nas ilhas do Rosário. O arquipélago está ao sul da baía de Cartagena. Quem não quiser encarar a viagem pode aproveitar a praia que fica em frente ao hotel Hilton Cartagena (www.cartagena.hilton.com). Deve-se estar preparado para os vendedores ambulantes, que estão por todas as partes.
Uma atração bastante conhecida são as ''palenqueras'', negras vistosas que andam pela areia equilibrando na cabeça uma cesta de frutas tropicais enquanto sorriem para os turistas.
Para quem é amante da culinária vale a pena ir ao Club de Pesca (www.clubdepesca.com) inaugurado em 1956 no Forte de San Sebastián del Pastelil, construído no século 18. Além da excelente comida, principalmente à base de peixes e frutos do mar, a vista panorâmica das partes moderna e antiga da cidade é impagável.
Outro ponto obrigatório para os paladares mais exigentes é o El Santísimo Restaurante e Bar (www.restauranteelsantisimo.com), que funde as técnicas da cozinha de Cordon Bleu (francesa) com a cultura do coco, da yuca (mandioca), do plátano (banana verde) e os frutos do Mar do Caribe.
No Sofitel Santa Clara há três restaurantes: El Refectorio (francês), San Francisco (italiano) e Café Del Claustro, com o serviço da tradicional Brasserie. Há também o Lounge Bar El Coro, com conexão para a Internet da própria mesa e coquetéis caribenhos deslumbrantes. (D.G.J.)

mockup