O Carnaval ''de rua'' de Londrina será mais enxuto em 2010. Terá uma noite de folia, em vez de duas, e contará com menos escolas de samba na passarela. Garotos Unidos da Zona Sul, Gaviões Londrinenses, Explode Coração e Alegria da Passarela estão confirmadas. Mas as agremiações Quilombo dos Palmares e Unidos do Jardim do Sol, ambas do Grupo B, também poderão participar da festa.
Marcado para o dia 14 de fevereiro, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, o desfile popular foi o principal alvo da nova visão implantada na atual administração, que visa cortar a dependência de produtores culturais da Secretaria Municipal de Cultura.
Assim, o total de recursos destinado à Liga Independente das Escolas de Samba de Londrina e Norte do Paraná foi reduzido dos anteriores R$ 300 mil para R$ 135 mil. ''O objetivo é que a Liga adquira independência e autonomia como os demais projetos culturais da cidade. O Promic é um programa de incentivo a iniciantes e não de financiamento da totalidade de eventos consolidados. Havia uma distorção aí, porque a Prefeitura oferecia ao carnaval o que não oferece a nenhum outro projeto incluindo transporte, iluminação, segurança e funcionários'', explica o secretário municipal de Cultura, Leonardo Ramos.
Agora, a Liga ficará responsável por toda a infraestrutura da festa, cabendo à pasta apenas o repasse das verbas. A intenção, segundo ele, é que as escolas busquem novas fontes públicas e empresariais de financiamento. ''O carnaval é um produto vendável, como vemos no Rio de Janeiro e São Paulo. E é esse formato, inclusive, que eles desejam desenvolver aqui'', diz.
O presidente da Liga, Edward Rodrigues, garante que a mudança não afetará a qualidade do desfile. ''O Carnaval manterá seu padrão. Estamos atrás de investidores'', afirma.
Estão previstas atividades paralelas na Concha Acústica, no Zerão e na Avenida Saul Elkind (Zona Norte). No dia 13 de fevereiro (sábado), será realizado um cortejo no Calçadão, com participação das escolas de samba. ''Decidimos também apoiar projetos de formação'', salienta Ramos, referindo-se ao projeto ''Bloco de Baralho'', apresentado por Daniella Fioruci Caricatti e aprovado no edital de Carnaval.
A iniciativa consiste em uma série de oficinas de cultura popular que serão realizadas ao longo do ano sob coordenação do músico maranhense Tião Carvalho.

mockup