Confete ok, purpurina ok, glíter ok e serpentina também. De fantasia ou na base do improviso, os londrinenses que gostam de carnaval tiveram opções para se divertir no último dia de festejo. A brincadeira no Aterro do Igapó começou às 14 horas e antes disso a concentração de jovens já era percebida e a música foi o principal atrativo. Já na Praça Nishinomiya, sob o comando do Bloco Bafo Quente e do Plantão Sorriso, tinha evento para os foliões curtirem.

Carnavalescos no Aterro do Igapó: local de concentração do púbico jovem no último dia de folia
Carnavalescos no Aterro do Igapó: local de concentração do púbico jovem no último dia de folia | Foto: Roberto Custódio

Os dois eventos gratuitos e abertos comprovam que existe público e sede de festa em toda a região. Moradora de Cambé, a auxiliar de escritório Kawane Reis, 20 anos, juntou sua turma e investiu na oportunidade para relaxar um pouco. A jovem escolheu uma fantasia em homenagem às índias e considera importante equilibrar a rotina entre trabalho e diversão. Cercada de amigos de sua cidade, emendou: "Trouxe minha tribo toda".

Curtição para uns, oportunidade de trabalho para outras pessoas. Foi o caso da auxiliar de serviços gerais Márcia Galvão, 44 anos. Munida de sacos de lixo, esvaziava as lixeiras do aterro.Direto para a reciclagem copos de plástico, garrafas plásticas e latas de cerveja e refrigerante. "As pessoas estão colaborando e muitas cruzam com a gente e já entregam na mão o lixo", disse. O trabalho extra é uma ajuda e tanto no orçamento de Márcia. A estudante Giovanna Hass, 23 anos, é do grupo que colabora e avisa: "Sou movida à água". A hidratação é o segredo da jovem para manter o pique nesses dias. "Banho gelado, também", ensina.

Uma cuidando da outra. Assim as amigas e estudantes caíram na folia oferecida. Reunidas no aterro do Igapó, Rafaela Silva, estudante de Farmácia, Maria Harfuch, estuda Publicidade e Karine Alencar, Engenharia de Materiais. Preparadas para todos os ritmos embaladas pelo entusiasmo da data, as estudantes capricharam no figurino, mas não imaginavam que juntas chamavam tanto a atenção. "Nossa foto na Folha?", estavam surpresas.

Na pracinha do Aeroporto, como é popularmente conhecida a Praça Nishinomiya, muitas famílias reuniram logo após o almoço para prestigiar os eventos programados. A passagem do som, já indicava o que estava pro vir e com uma atração especialmente dirigidas às crianças, o bailinho do Plantão Sorriso, promoveu um verdadeiro desfile de fantasias. O pirata, o mágico, a fada, o homem-aranha, Batman e diversas princesas pousaram na festa de carnaval, como as amigas Alice e Sophia, que não pouparam confete. Paola Obici conta que é o quarto dia de carnaval da filha. "Arel, Iate, Aurora e hoje aqui. As crianças têm muita energia", conta. A técnica em Enfermagem Fabiana Morais, 33 anos, também aproveitou o carnaval na praça ao lado da filha, Eloisa. "Para nós já é um lugar de passear - costumamos andar de patins, e com uma atração especial como essa, tínhamos que vir mesmo. Está bonito", observou.