Carla Casarim lança 'Terra Mãe'
Primeiro álbum da cantora será lançado nesta sexta (8); oito das treze músicas são autorais
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 07 de novembro de 2019
Primeiro álbum da cantora será lançado nesta sexta (8); oito das treze músicas são autorais
Walkiria Vieira - Grupo Folha
A cantora Carla Casarim lança nesta sexta-feira (8), no Teatro Mãe de Deus, seu primeiro álbum, "Terra-Mãe." Finalista do programa The Voice Brasil em 2014, Carla completa 10 anos de carreira com um trabalho basicamente autoral, no qual é compositora em 8 das 13 faixas do CD, sendo as demais de compositores reconhecidos como Milton Nascimento, Paulo Cesar Pinheiro, Haroldo Barbosa e Chico Saraiva.
Carla é um dos destaques da nova geração da MPB. É cantora, compositora e educadora musical, Já dividiu palco com artistas respeitados como Joyce Moreno, Eduardo Gudin, Elba Ramalho, Simoninha, Paula Lima, Jairzinho, Anastácia, Mestrinho e Luciana Mello. Recentemente, esteve em turnê por cinco países da Europa: França, Noruega, Bélgica, Alemanha e Suíça, em fevereiro e março de 2019, e em Portugal, em junho de 2018. Cantou em Roma no Festival Brasil Junino, em maio de 2017, e também já realizou turnê pelos Estados Unidos com a banda americana SoleMar.
A TERRA-MÃE
Instigada pela herança musical familiar materna, Carla já transitou por várias vertentes da música, do rock ao erudito, mas foi durante o curso de licenciatura em música na Universidade Estadual de Londrina – UEL – que decidiu dedicar-se à música popular brasileira. Em 2018, começou a apresentar pela primeira vez suas canções, e lançou os singles: “Madeira sem lei”, “Pela última vez” (2019) e “Valsa para Lina”, canção que fez em homenagem à avó Carmelina.
"Terra-Mãe" é o transbordamento da relação de Carla com a vida e a música. Ao falar do trabalho, fica perceptível que foi feito de corpo e alma, cabeça e coração. A escolha do repertório compõe um olhar e uma unidade onde o sentido materno da terra é explorado por ela com os olhos de uma filha sensível: o olhar que se pede às novas gerações.
O título do álbum expressa bem o poetificado, a esfera temática e a musicalidade que são a necessidade de existir da criação de Carla Casarim: a terra é a fonte geradora, são as pessoas, nossa vida comum em travessia geracional, como identidade. “Venho trabalhando em torno desse nome e desse repertório há 5 anos. 'Terra-Mãe', a faixa com o nome do CD, fala muito do que somos, de nossa pluralidade formada pelo negro, o branco e o índio, com muitas lutas no meio de tudo isso, coisas boas e ruins, que fizeram o povo brasileiro”.
Carla traduz no trabalho o contato com a natureza, as pessoas, e a cultura do Brasil na voz do bom senso. Na faixa “Brasil Geral”, parceria com Iara Ferreira, Carla canta nossa mestiçagem como fé e festa: “Reza que reza um povo de festa / Ginga de maracá e tambor / Canta nas águas, sopra nos ventos”. É um canto vital hoje, porque afirma um Brasil diverso, que podemos perder para comportamentos intolerantes. A canção alerta para a diversidade ameaçada e aponta o caminho de superação pelo viés da festa popular e da convivência diversa, amorosa e solidária.
Em “Valsa para Lina”, derrama a afeição pela avó materna. Ela traduz o afeto de forma simples e poética na canção, e nos identificamos com amor aos avós: “Lina vem me afaga a alma / Mostra sua calma / Me põe no seu colo / No seu coração”.
De Milton Nascimento, canta “Pai Grande”, outra bela letra que evoca a ancestralidade. Carla vê nessa canção uma simbologia de divindade, que origina povos e nações. Também está nela uma referência à temporalidade, pela imagem do passado que através de nós se torna presente: “Meu pai grande / Inda me lembro e que saudade de você / Dizendo: ‘eu já criei seu pai’ / Hoje vou criar você / Inda tenho muita vida pra viver”.
Serviço:
Carla Casarim - Lançamento do disco 'Terra-Mãe'
Quando – Sexta (8), às 20 horas
Onde - Teatro Mãe de Deus (R. Rio de Janeiro, 670)
Quanto – R$ 30 ( ingresso plateia - 2º lote)
Os ingressos para o show de lançamento estão sendo vendidos pela plataforma SYMPLA - https://www.sympla.com.br e no Pastel Mel da Av. Higienópolis.