Para uma noite de muita emoção, lembrança e celebração, o palco do Ouro Verde recebe, nesta quinta-feira (12), às 20 horas, diversos artistas de Londrina e de outras regiões do país para um tributo ao legado da bailarina Carina Corte, referência na dança e no campo das políticas culturais. Os ingressos custam R$20 (inteira) e 10 (meia-entrada) e estão à venda na própria bilheteria ou pelo Sympla.

LEIA TAMBÉM:

Noite especial no Villa Rica homenageia Gal Costa

Seguindo a programação do Festival de Dança, o evento é composto por diferentes linguagens artísticas, mesclando o audiovisual, a dança e a poesia. Haverá a exibição do documentário “A Bênção do Grande Urubu”, que reconstrói a trajetória da profissional a partir de imagens, recordações, depoimentos e sentimentos e o pré-lançamento de um livro reunindo estas informações. Por fim, será apresentado o espetáculo “Abençoados pelo Grande Urubu”, com coreografias em sua homenagem. O título escolhido para os trabalhos faz menção à ave de inspiração artística e de movimento de Carina Corte desde seus primeiros passos na dança.

Homenagem à Carina Corte é composta por diferentes linguagens artísticas, mesclando o audiovisual, a dança e a poesia
Homenagem à Carina Corte é composta por diferentes linguagens artísticas, mesclando o audiovisual, a dança e a poesia | Foto: Acervo Pessoal

Entre os bailarinos e coletivos presentes, estarão Aguinaldo de Souza, Aurélio Gabriel, Bailarino Black, Carol Aleixo e Lívia Aleixo, Danilo Alves, Paula Stricker, Grupo Infantojuvenil da Escola de Dança Carol Aleixo e o Projeto “O Corpo como Princípio: Afrografias”.

De maneira sensível, os organizadores desejam resgatar o trabalho da bailarina e manter viva a imagem da dança pensada por ela, envolvendo arte, vida, pesquisa e ação social como faces de uma mesma experiência.

Álvaro Canholi, jornalista e produtor cultural responsável pelo evento, destaca a grandeza da herança cultural deixada pela profissional, que, com o seu trabalho, levou a arte e a dança para além do espaço cênico e sensibilizou pessoas de todas as idades. "Carina Corte foi e ainda é uma artista muito importante para a cidade de Londrina. Como muitos, ela se fez londrinense, não é da cidade, mas aqui construiu a sua carreira artística, compartilhou os seus conhecimentos em dança, semeou, plantou e a colheita virá por muitos e muitos anos. Resgatar essa história é resgatar e preservar a história de uma cidade também", diz.

Carina Corte no espetáculo "Prazeres" do Ballet de Londrina
Carina Corte no espetáculo "Prazeres" do Ballet de Londrina | Foto: Divulgação

"NOSSO GRANDE URUBU"

Nascida em Ilha Solteira (SP), Carina Corte chegou em Londrina em 2001 e integrou a Cia. Ballet de Londrina, após se formar pela Faculdade de Dança da Unicamp. Tornou-se bailarina profissional, professora de dança e uma artista imponente no pensamento e na ação.

Além disso, ela foi responsável pelo Faces de Londrina, um grande projeto que estreitou o contato de crianças de bairros periféricos da cidade com a dança, a arte e a cultura. O projeto com a proposta de inclusão social obteve recursos do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura) e durou 16 anos, continuando ativo até 2019. Com ele, Corte capacitou novos bailarinos e realizou apresentações em diversos espaços da cidade, inclusive no Teatro Ouro Verde, onde será homenageada. Muitos de seus ex-alunos, hoje, fazem parte de coletivos de dança e outros projetos na área.

Em 2021, Corte foi vítima de um câncer, deixando parte do seu importante acervo para o bailarino Aguinaldo de Souza, o artista visual Maurício de Oliveira e a atriz Michelle Florêncio. A partir de uma intensa pesquisa, entendendo a magnitude de todo o trabalho produzido, o grupo se uniu a Álvaro Canholi para realizar este projeto. “Não se trata de um memorial, mas uma obra-fonte de conhecimentos para todos que acompanharam e participaram dos voos de uma artista da dança, e também para aqueles que não tiveram a oportunidade de receber as bênçãos de Carina, nosso Grande Urubu”, definem os criadores. Carinhosamente, eles relembram que a bailarina costumava dizer que a ela foi dada uma tarefa, como ao urubu: limpar aquilo que foi deixado de lado ou abandonado e transformar em algo grandioso. E assim fez com tudo em vida.

O título do espetáculo, "A Bênção do Grande Urubu", faz referência à ave que inspirava Carina Corte
O título do espetáculo, "A Bênção do Grande Urubu", faz referência à ave que inspirava Carina Corte | Foto: Divulgação

CONVIDADOS ESPECIAIS

Além dos destaques do palco, o evento pretende reunir pessoas importantes para a trajetória da bailarina, tornando a noite ainda mais íntima e especial. A convite dos artistas envolvidos na homenagem, todos que passaram pelo Projeto Faces terão entrada gratuita e poderão retirar o ingresso com Álvaro Canholi, no Teatro Ouro Verde, no dia da apresentação.

Para isso, basta que o interessado leve um comprovante de participação, como fotos ou outro documento da época. Estes convidados serão cadastrados e receberão gratuitamente o livro “A Bênção do Grande Urubu”, pré-lançado na data do evento.

SERVIÇO

“A Bênção do Grande Urubu” - Artistas e grupos homenageiam Carina Corte

Quando: nesta quinta-feira (12), às 20h

Onde: Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)

Ingressos: R$20 (inteira) e 10 (meia-entrada), à venda na bilheteria ou pelo Sympla

*Gratuito para ex-integrantes do projeto Faces de Londrina (retirada no Teatro Ouro Verde no dia da apresentação)