Parte dos 398 alunos que estudam na Guarda Mirim de Londrina, em contraturno, participaram no dia 28 de junho de um workshop para partilhar com estudantes convidados alguns conhecimentos adquiridos durante o semestre. Em um dia festivo, a oportunidade dos alunos da Guarda Mirim terem o seu "momento professor" e mostrar aos jovens - integrantes de outros projetos da Secretaria de Ação Social - a importância de investir na capacitação profissional e do quanto isso pode fazer bem para a autoestima.
A ação também foi uma forma mais dinâmica e prática de abrir as portas da instituição para a comunidade externa e motivar alunos, na faixa etária dos 14 aos 18 anos, para que almejem trilhar o mesmo caminho. "Os nossos alunos participaram de todo o processo, desde a organização do evento até a aplicação das oficinas sob a supervisão de um professor, e se sentem muito valorizados com a oportunidade", explica a pedagoga Vanessa Camargo de Oliveira.
No evento, uma série de oficinas foram ofertadas gratuitamente no período da manhã e da tarde. Aulas de confeitaria para aprender a fazer carolinas (um delicioso quitute recheado com doce de leite), dicas para a entrevista do primeiro emprego, informações sobre o curso de auxiliar administrativo e confecção artesanal de fuxico fizeram parte da programação, que ainda incluiu uma oficina de rádio. No encerramento das atividades, todos os participantes se reuniram no pátio da instituição para acompanhar ao vivo a produção de rádio feita pelos alunos. O encontro contou também com uma pequena apresentação dos alunos da Guarda Mirim que participam do projeto "Soprando Melodias", coordenado pelo músico Gilberto de Queiroz.
A orientadora social Elen Fabiana Tenorio Camilo da Silva, que atua no projeto ProJovem – que funciona em parceria entre a Secretaria de Ação Social e a Provopar - elogiou a iniciativa e disse que uma das principais vantagens é que o adolescente está tendo um outro jovem como modelo. "Eles falam a mesma língua e a forma como as informações são passadas pelos alunos da Guarda Mirim para os nossos alunos realmente é motivadora. É um grande desafio para a gente estimular o protagonismo juvenil e mostrar que eles podem ser os autores da própria história", avalia Elen, lembrando que o ProJovem também atua no contraturno, em diversos pontos da cidade, oferecendo atividades que promovem a cidadania e o convívio social.
A professora Juliana Shimasaki, responsável há cinco anos pelo curso de Padaria e Confeitaria da Guarda Mirim, aposta na afetividade e definição de limites como fórmula de sucesso no trato com o adolescente, principalmente os que estão inseridos em situações de vulnerabilidade social. "O segredo na aprendizagem do adolescente é trazê-los para perto pela afetividade e também dar limites. É preciso procurar escutá-los e criar vínculos nessa fase que exige muita dedicação", ressalta Juliana. "É um processo longo, mas muito gratificante quando vemos o amadurecimento deles, que é perceptível", acrescenta.
Ao participar da ministração da oficina de produção de carolinas, que fez parte da avaliação final do curso, a aluna Isabella Jacinto da Silva, 16 anos, contou que se sentiu "uma profissional". "Foi muito legal e pude compartilhar um pouco do que aprendi em um ano de curso de padaria", diz a aluna, que atualmente trabalha de manhã como jovem aprendiz na padaria de um mercado, além de estudar na Guarda Mirim e na escola regular. "Em agosto já começo o curso de auxiliar administrativo", adianta, animada.

Leia a reportagem completa em conteúdo exclusivo para assinantes da FOLHA.

Projeto socioeducativo humanizado

LEITURINHA - A grande jornada

PALAVRA DE ESTUDANTE - Você gostou do workshop da Guarda Mirim?

mockup