| |

Folha 2 5m de leitura

Cantoras homenageiam Arnaldo Antunes e Belchior

Obras dos dois compositores foram regravadas nos recém-lançados álbuns de Anna Ratto e Ana Cañas

ATUALIZAÇÃO
08 de novembro de 2021

Marcos Roman - Grupo Folha
AUTOR

Clássicos da música popular brasileira de autoria de Arnaldo Antunes e Belchior foram reunidas em dois álbuns que homenageiam os dois compositores. Gravados durante a pandemia, os discos “Ana Cañas Canta Belchior” e “Contato Imediato - Anna Ratto visita Arnaldo Antunes” foram disponibilizados recentemente nas plataformas digitais. Os repertórios dos dois trabalhos misturam grandes hits e canções menos conhecidas dos autores. 

Anna Ratto interpreta músicas de Arnaldo Antunes misturando hits e canções menos conhecidas
 

Com quatro discos lançados, sempre mesclando canções suas às de artistas que lhe são referência, a cantora carioca Anna Ratto lança pela primeira vez um disco dedicado a apenas um compositor. “Eu já tinha o desejo de fazer um disco puramente de intérprete, prestando homenagem a um artista que me fosse representativo. Alguns nomes me ocorreram, porque são muitas as referências, mas neste momento da minha vida, nenhum outro me falou mais alto do que Arnaldo Antunes. Meu mergulho mais profundo na sua obra - que é bem mais extensa e diversa daquilo que eu conhecia, até então - aconteceu mais recentemente, de uns cinco anos pra cá. E fui tomada de paixão! Resolvi compensar todos os discos em que não gravei Arnaldo pra fazer justiça a mim mesma”, brinca Anna.  

Arnaldo Antunes compôs, sozinho ou com parceiros, as dez faixas que agora ganham o formato de álbum digital, incluindo “A Casa é Sua”, “O Seu Olhar” (parceria dele com Paulo Tatit) e “Ligado a você” (Arnaldo Antunes / Liminha / Paulo Miklos). “A cereja do bolo”, como define Anna Ratto, foi a participação de Arnaldo Antunes na gravação de “Ela é tarja preta” e no clipe da canção. Os arranjos do disco são assinados por Liminha, que já produziu trabalhos de Arnaldo Antunes nos Titãs e em carreira solo.  

CANÇÕES DE UM RAPAZ LATINO-AMERICANO

.Tributo a Belchior é o sucessor do álbum "Todxs", gravado por Ana Cañas em 2018
 

Idealizado a partir de uma live em que Ana Cañas comandou em homenagem a Belchior durante a pandemia, o álbum “Ana Cañas Canta Belchior” é o sexto disco de estúdio da cantora paulista. A emocionante repercussão de público sobre as interpretações da artista aliada ao mergulho profundo que ela fez na obra de Belchior, foram fundamentais para que a iniciativa seguisse e se tornasse o novo álbum da artista. 

 Algumas canções do disco ganharam videoclipes emblemáticos, como “Coração Selvagem” (com participação de Lee Taylor), “Alucinação” (no qual Ana contracena com Maria Casadevall) e “Sujeito de Sorte”, no qual 46 artistas - incluindo Wagner Moura, Bruno Gagliasso e Elza Soares - participam entoando um dos clássicos de Belchior. Também fazem parte do repertório músicas como “Como Nossos Pais”, “Velha Roupa Colorida”, “Paralelas” e “Medo de Avião”, entre outras. 

O tributo ao compositor cearense é o sucessor do álbum "Todxs”, lançado por Ana Canãs em 2018. Empoderado, feminista, com beats eletrônicos pesados e grooves sensuais, o álbum foi indicado ao Grammy Latino 2019 como Melhor Álbum de Pop Contemporâneo. Paralelo ao trabalho de divulgação do novo disco, a cantora acaba de estrear como apresentadora de TV.  

Ela está à frente de “Sobrepostas”, programa do Canal Brasil em que encontrará mulheres cis e trans para conversas sobre sexualidade feminina. A cada programa, Ana Cañas recebe convidadas em uma casa para conversarem sobre temas relacionados à sexualidade e à energia que motiva as mulheres a encontrarem prazer, afetos e intimidade. 

 

Serviço: 

 

Álbum “Contato imediato – Anna Ratto visita Arnaldo Antunes” 

Gravadora - Biscoito Fino 

Disponível nas plataformas digitais 

 

Álbum Ana Cañas canta Belchior 

Gravadora - Guela Records / Believe 

Disponível nas plataformas digitais 

...

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS