Quando se fala em canto lírico, um tipo de técnica vocal muito comum em óperas, existe uma grande resistência por parte do público. Talvez porque, ainda que já tenha sido um gênero popular, executado frequentemente em praças públicas, foi ganhando uma roupagem mais requintada no século passado, seja pelos trajes de gala ou por ficar restrito a grandes montagens em teatros. Isso, de certa forma, distanciou o público em geral que, ainda hoje, tem a ideia de que o canto lírico resume-se a músicas eruditas e de difícil entendimento voltada somente para um grupo seleto e elitista.

Com o intuito de mostrar o canto lírico com outro olhar e por diferentes aspectos, o projeto "Ópera, por que não?", com apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), realiza a primeira edição da Mostra de Canto Lírico em Londrina. A abertura acontece amanhã e segue até o dia 22 em vários espaços alternativos espalhados pela cidade. Além de apresentações gratuitas de ópera, o evento é composto por atividades educativas, como palestras, com o objetivo de oferecer à comunidade o contato direto com manifestações artísticas deste gênero. Os concertos terão os cantores líricos acompanhados de uma pianista.

Hylea Ferraz, coordenadora do evento, conta que o ponto primordial do projeto, portanto, é a ideia centrada na formação de público. Por isso, a Mostra vai levar o canto lírico ao público mais afastado, saindo dos teatros e espaços centrais. "Serão várias apresentações em diferentes espaços. No entanto, serão as mesmas, sempre com todos os cantores convidados, que vão se revezar em solos, duos, trios e quartetos. De forma bem didática e atrativa, o maestro Alessandro Sangiorgi vai contar a história de cada música e do seu respectivo compositor. Nosso objetivo é democratizar o canto lírico com óperas bem conhecidas do público."

Todos os músicos que irão se apresentar são do Paraná e foram, intencionalmente, escolhidos por esse motivo. "O Paraná é um polo de formação desses profissionais de qualidade e vamos mostrar que temos muitos talentos que, hoje, atuam, inclusive, em outros países. Contudo, apesar da busca por formação na área de ópera ser grande e constante, o público em apresentações desse tipo ainda é tímido." A expectativa dos organizadores é que a primeira edição seja um pontapé inicial para que produções maiores sejam desenvolvidas na cidade e, ao mesmo tempo, oportunizar ao público uma experiência diferente. "As pessoas terão a chance de ver os artistas de perto, com roupas mais leves, para transpormos qualquer receio ou barreiras", diz Hylea.

O mesmo será feito com o público infantil nas duas apresentações específicas para a idade de 7 a 12 anos. "Serão composições de canto lírico para crianças, como a tradicional história de João e Maria e Dueto dos Gatos", destaca. A Mostra encerra-se no domingo, dia 22, com um concerto em parceria com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel) e inclui o projeto como participante convidado na Temporada Ouro Verde da Orquestra.

PALESTRAS

Além das apresentações, a Mostra contará com duas palestras educativas voltadas a estudantes e profissionais de Música, Arte e Teatro. A primeira será no dia 19 de maio, com o tema "A importância do conhecimento anatômico e fisiológico do sistema vocal para o ensino e aprendizagem do canto", e será conduzida pela cantora lírica Denise Sartori. A segunda palestra acontece no dia 20, com o tema "A Arte como formação humanística", ministrada por um dos cantores líricos do projeto, Ivan Moraes. As duas atividades serão realizadas na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Departamento de Música, às 16 horas.

Serviço:
Mostra de Canto Lírico: Ópera, por que não?

Abertura
Quando: Amanhã, às 20 horas
Onde: Auditório do Instituto da Família (Rua Joaquim Gregório Marques, 194 – Jardim Jatobá)

Mostra Infantil
Quando: 17 de maio, às 15h30
Onde: Centro Cultural Lupércio Luppi (Av Saul Elkind, 790 – Conjunto Maria Cecília)

Intervenção Lírica
Quando: 18 de maio, às 18 horas
Onde: Concha Acústica e Secretaria Municipal de Cultura (Praça 1º Maio)

Apresentação em comemoração ao Dia Internacional dos Museus
Quando: 18 de maio, às 20 horas
Onde: Museu Histórico de Londrina (Rua Benjamin Constant, 900)

Recital
Quando: 19 de maio, às 20 horas
Onde: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) – (Rua Ângelo Gaiotto, s/n – Jardim Santa Rita I)

Recital
Quando: dia 20 de maio, às 20 horas
Onde: Hotel Blue Tree (Avenida JK, 1356)

Recital
Quando: dia 21 de maio, às 10h30
Onde: Colégio Mãe de Deus (Rua Pará, 845)

Mostra Infantil
Quando: dia 21 de maio, às 16 horas
Onde: Biblioteca Infantil de Londrina (Praça 1º Maio)

Concerto de Encerramento
Quando: dia 22 de maio, às 10h30
Onde: Cine Com-Tour (Av Tiradentes, 1241)

*Todas as apresentações são gratuitas

Mais informações: www.guia247.com

mockup