Canal Sony vai transmitir o Grammy
PUBLICAÇÃO
sábado, 07 de fevereiro de 2009
Nelson Sato<br> Reportagem Local 
O Grammy Awards, o mais importante prêmio da indústria fonográfica mundial, acontece amanhã em Los Angeles (EUA) e os brasileiros poderão assistir à cerimônia pela TV por assinatura. O canal Sony Entertainment Television irá transmití-la ao vivo, sem legendas, a partir de 23 horas.
Se em 2008 a cantora britânica Amy Winehouse roubou a noite conquistando cinco estatuetas, essa 51 edição traz o rapper Lil Wayne como um potencial papa-tudo liderando a disputa com oito indicações. A banda Coldplay vem logo atrás, com sete, seguida de Jay-Z, Ne-Yo e Kannye West, indicados em seis categorias.
Um clima de tensão poderá pairar durante o evento com a informação de que oficiais de justiça estarão nos calcanhares do rapazes do Coldplay para entregar-lhes os papéis referentes ao processo por plágio movido pelo guitarrista Joe Satriani. Este alega que a música ''Viva la Vida'', que dá título ao mais recente álbum do grupo inglês, copia trechos de sua canção ''I Just Wanna Fly'', lançada em 2004.
A premiação contempla mais de 110 categorias divididas em 31 gêneros. Os vencedores são escolhidos pelos membros da Recording Academy que elegem os melhores do ano. A academia leva em conta os principais destaques nas diferentes categorias sem considerar os resultados em vendas ou nas paradas de sucesso.
A categoria de ''Melhor Álbum do Ano'' promete ser uma das mais concorridas desta edição, com uma acirrada disputa entre Radiohead, Lil Wayne, Ne-Yo, Coldplay e Robert Plant & Alison Krauss. O Coldplay cobiça também o troféu de ''Música do Ano'' com a controversa ''Viva La Vida'' rivalizando com Estelle Featuring Kanye West (''American Boy''), Jason Mraz (''I'm Yours''), Sara Bareilles (''Love Song'') e Adele (''Chasing Pavements'').
Adele figura ainda na categoria ''Revelação'' ao lado de Duffy, Jonas Brothers, Lady Antebellum e Jazmine Sullivan. Na categoria World Music, os brasileiros poderão torcer para Gilberto Gil que concorre com o albúm ''Banda Larga Cordel''. Vale lembrar que o ex-ministro já recebeu dois prêmios no mesmo segmento, em 1998 por ''Quanta Live'' e em 2005 por ''Eletroacústico''.
Quem perder a transmissão ao vivo tem mais uma oportunidade para assistir à cerimônia: a Sony anuncia uma reprise no próximo dia 15 (domingo), desta vez com legendas.
Serviço
- Grammy Awards
Quando - Amanhã, 23h
Onde - Canal Sony


