Canal da Música completa 1º ano
Simone Mattos
O primeiro aniversário do Canal da Música, em Curitiba, será comemorado com uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná. O concerto, aberto ao público, terá início às 17h deste domingo. Sob regência do maestro Roberto Duarte, a orquestra fará uma homenagem especial aos compositores brasileiros.
No programa, foi incluída a ‘‘Suíte Miniatura’’, com autoria de Alceo Bocchino. O programa conta ainda com ‘‘Cauchemar’’, de Francisco Braga, ‘‘Dança de Chico Rei e da Rainha Ginga’’, de Francisco Mignone, e ‘‘6 Valsas Humorísticas Para Piano e Orquestra’’. O concerto terá a participação do solista Heitor Alimonda, considerado uma das maiores autoridades nacionais em matéria de ensino do piano.
Fundador e ativo participante de conjuntos de câmara como o ‘‘Sexteto do Rio’’, Alimonda é também recitalista, compositor e camerista. Como ‘‘embaixador da música brasileira’’, visitou mais de 40 universidades e escolas de música na Europa e Américas, realizando concertos comentados e conferências focalizando a ‘‘História da Música Brasileira Através de Sua Música Para Piano’’.
O pianista carioca será uma das principais atrações na comemoração do aniversário do Canal da Música, fundado em 30 de junho do ano passado. O local, com dez mil metros quadrados de área, oferece ao público um auditório com capacidade para mil pessoas, além de outros dois, com 180 e 130 poltronas. Há ainda quatro salas de audição de 40 lugares, 40 salas de ensaio para músicos, biblioteca de partituras e quatro salas multimídia.
Instalado no bairro das Mercês, num antigo estúdio de televisão que estava desativado há mais de 15 anos, o Canal da Música está hoje aberto para ensaios, cursos, gravações, palestras, apresentações de concertos, shows e recitais e gravação de CDs.
A coordenadora do espaço, Elisabeth Seraphin Prosser, explica que a excelente acústica tem incentivado as gravações de discos. Recentemente, a Banda da Polícia Militar gravou seu CD no Canal da Música. O próximo disco a ser gravado no local será o da Orquestra Sinfônica do Paraná.
A apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná acontecerá no domingo, às 17h, no Canal da Música (Rua Júlio Perneta, 695, Mercês). A entrada é franca.

mockup