Canal aberto para a música
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 29 de junho de 1998
Zeca Corrêa Leite 
O bairro das Mercês, em Curitiba, talvez jamais tenha se imaginado com talento musical. Sua referência era o pôr-do-sol muito apreciado pelos antigos moradores. Porém, as novas gerações deverão olhar o bairro com outros olhos - hoje, às 21 horas, será inaugurado o Canal da Música, um complexo de dez mil metros quadrados dedicado inteiramente aos jovens instrumentistas.
O empreendimento, uma adaptação na sede do extinto parque gráfico do jornal Diário do Paraná, ligado aos Diários Associados, foi anunciado pela primeira vez anos atrás, quando o governador Jaime Lerner era prefeito da cidade. A menina dos olhos de Lerner finalmente está concluída. Nesta noite o governador, a secretária da Cultura, Lúcia Camargo, o presidente mundial do BankBoston, Henrique Meirelles, prestigiarão o acontecimento.
O banco estará patrocinando o Festival de Abertura do Canal da Música, que inclui um concerto com o Kalichstein-Laredo-Robinson Trio, esta noite, e um workshop de piano, violoncelo e violino com os membros do conjunto: Joseph Kalischtein, Sharon Robinson e Jaime Laredo, respectivamente.
A grande meta do Canal da Música é ser um centro de formação de jovens músicos, explica a secretária da Cultura, Lúcia Camargo. Para isso temos um acordo firmado com a Orquestra Jovem de Boston, que tocou recentemente a 5ª de Mahler, em Curitiba, como gente grande. Não é só. Estamos também tentando entendimentos com um centro musical de jovens da Itália, que tem como diretor artístico Claudio Abbado, que é o maestro da Orquestra Filarmônica de Berlim, diz com um sorriso de quase vitória.
Mas os planos ainda não se esgotaram. Espera-se um acordo com o Centro Pompidou, de Paris, para o desenvolvimento de composição na área da música eletroacústica. Curitiba vai centralizar a formação de novos talentos musicais, anuncia Lúcia.
Enfim, esse é o objetivo de todo trabalho, como assegura Elisabeth Seraphim Prosser, que integra a Comissão Artística da instituição, juntamente com Ingrid Seraphim e o maestro Osvaldo Colarusso. Nosso primeiro projeto e o mais importante no momento é a criação de uma Orquestra Jovem. Tudo que fizermos estará direcionado para a implantação dessa orquestra.
Elisabeth afirma que Curitiba transformou-se em celeiro musical, há uns 30 anos. Desde então tem dado ao mundo excelentes artistas como as pianistas Martina Graf, atualmente na Alemanha, Vânia Pimentel, fazendo carreira nos Estados Unidos, e Alexandre Klein, considerado o melhor oboísta do mundo.
O Canal da Música não será uma escola; seu papel é o de um centro de pesquisas. Queremos assessorar o jovem músico com professores e regentes de primeira linha, que virão o ano todo dar cursos, oficinas, palestras. Essa experiência vivenciada pelos alunos terá reflexos na carreira deles pelo resto da vida, entende a professora.
Concertos e recitais terão à disposição três auditórios: um de 940 lugares, e outros dois de 154 e 117 respectivamente; três salas de audição com capacidade para 30 lugares; uma com 54 e mais 40 salas de ensaio. Haverá ainda quatro salas de multimídia e toda a infra-estrutura necessária. As emissoras da Rádio e Televisão Educativa do Paraná serão transferidas para o mesmo endereço.


