A Fundação Cultural de Campo Mourão (Fundacam) inaugura hoje o seu Centro Cultural Itinerante. O projeto já está conhecido como o ''Circo da Fundacam'', uma vez que será desenvolvido em uma lona de circo adquirida pela fundação. Além disso, as atividades incluem apresentações circenses com artistas revelados em oficinas realizadas na cidade.
O objetivo do Circo da Fundacam é ampliar e descentralizar as atividades da fundação para os bairros e comunidades rurais do município. ''O Centro Cultural Itinerante é uma forma de oportunizar a toda a população acesso a arte, diversão e lazer'', diz a coordenadora da Fundacam, Edilaine de Castro. ''O circo irá de encontro aos moradores''.
Até o próximo dia 26, o projeto funciona ao lado do Teatro Municipal, no centro da cidade. O circo ficará nove dias em cada comunidade, com uma programação que incluirá oficinas, danças e arte circense. ''Todas as atividades serão gratuitas'', ressalta Edilanie. Algumas das atrações programadas poderão atender até 500 pessoas.
''Montamos a nossa trupe e temos certeza que de que bairro que passarmos vão sair novos artistas'', diz a coordenadora. A trupe que vai atuar no Centro Cultural participou de oficinas preparatórias no início do mês. ''Já revelamos até trapezistas'', comemora Edilaine. Cerca de 30 pessoas ligadas as áreas de música, dança , teatro e circo estão envolvidas no projeto.
A programação de segunda a quinta-feira começará às 8 horas com oficinas de música, artes, dança e literatura (cada dia uma). Às 10h30 acontecerão reuniões de sensibilização com a comunidade. Nas sextas-feiras serão realizadas apresentações especiais das oficinas durante o dia. À noite serão exibidos filmes.
A programação também prevê a realização de oficinas de cestaria para adolescentes e adultos às terças, quartas e quintas-feiras, às 19 horas. No último sábado à noite acontecerão apresentações com valores do bairro, além de artistas da Fundacam. No domingo à tarde serão realizados espetáculos com alunos que participaram das oficinas.

mockup