Considerada a primeira vila cultural do município, a Vila Usina Cultural - que tem mais de 20 anos - precisa de reparos para seguir com suas atividades artísticas e culturais e, por esse motivo, segue com uma campanha de financiamento coletivo para cobrir as despesas de manutenção. A contribuição pode ser feita via Pix com a chave: [email protected] A troca de piso e os novos assentos são prioridades também para seguir as conformidades que autorizam o espaço a funcionar com segurança.

De acordo o presidente em exercício da Vila Usina Cultural, Alex Lima, recentemente a vila perdeu seu palco e sua arquibancada devido a uma adaptação para conseguir a emissão de um novo alvará de funcionamento de acordo com as normas dos bombeiros. "A emissão do novo alvará de funcionamento foi um processo moroso que se estendeu por mais de dois anos, finalmente conseguimos, mas agora há essa nova exigência a ser cumprida", conta.

Lima reconhece que é oneroso sustentar um espaço artístico atualmente no Brasil. "O patrocínio que recebemos da prefeitura (via Promic) financia nossas contas e pequenos reparos, entretanto, o valor é insuficiente para as melhorias que precisamos. Por isso, estamos aqui pedindo sua ajuda para reconstruir a Vila Usina Cultural, um espaço que é de todes e para todes", pede. "Colocamos uma meta de 50 mil reais, com o objetivo de reconstruir nossa arquibancada, nosso palco, arrumar as calhas, pintar as paredes e a fachada e revisar e arrumar o encanamento e a fiação.

Fundada em 2002 pelos grupos Boca de Baco, Mambembom e Mezanino, com o objetivo de acolher grupos artísticos, produzir e fomentar a cultura na cidade de Londrina- PR. Desde então a vila abrigou grupos de pesquisa, agentes culturais, educadores artísticos, diversos festivais culturais, shows e peças teatrais, se fortalecendo como a Vila mais antiga da cidade e construindo uma memória repleta de arte e trabalho em equipe.

De acordo com o presidente, a partir do ano de 2005 a vila passou a ter o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura da cidade de Londrina (Promic) na linha de Vilas Culturais. O recurso permite que a Vila pague suas contas básicas (aluguel, luz, água, internet e serviços de terceiros).

A campanha informa que quem doar pode concorrer a R$15 mil reais. Conheça mais no site da Vila Usina Cultural

Como ajudar:

Via Pix usando a chave: [email protected] ou https://www.vakinha.com.br/3531746

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link