Caminhoto lança seu primeiro CD
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 11 de janeiro de 2001
De Londrina Especial para a Folha2 
O compositor e guitarrista londrinense Antônio Augusto Caminhoto Neto, mais conhecido como Guto Caminhoto, lançou em setembro do ano passado seu primeiro CD: Música Eletroacústica 1995-1999. O CD, produzido na própria casa do músico, apresenta sete peças que retratam muitos aspectos da sonoridade implícita e explícita da cidade, caso da sirene de um colégio que Caminhoto inseriu na faixa Paisagens Londrinenses.
Segundo o músico, muito dos materiais sonoros utilizados compreende gravações de sons naturais (sapos, insetos, pássaros, chuva) e sons urbanos (automóveis, rádio, sirenes, fogos de artifício). Estes sons foram processados pelo Csound, programa que serviu também para sintetizar outros son usados.
Na faixa Bandejas, por exemplo, as principais fontes sonoras usadas foram bandejas de aço inoxidável. Caminhoto explica que os sons destas bandejas foram triturados, por meio de técnicas variadas de granulação, com o objetivo de gerar o material gestual e as texturas sonoras.
O CD pode ser adquirido na Jardim Elétrico Discos (Rua Piauí, 191, Bloco C, Loja 71, fone: (41) 322-2200). (R.S.G.)


