Caminho do Peabiru
Será lançado em encontro marcado para os próximos dias 19 e 20 o projeto turístico e cultural ''Caminho de Peabiru - O Compostela da América do Sul'', em Campo Mourão. O objetivo do projeto é aprofundar os estudos sobre a trilha que ligava o litoral Sul do Brasil e também o Estado de São Paulo ao Paraguai, Bolívia e Peru, aberta muito antes da chegada do homem branco ao continente. Outro objetivo é promover a exploração deste potencial turístico-cultural.
A Secretaria Especial de Cultura de Campo Mourão informou que a programação inclui a apresentação de estudos sobre o Caminho de Peabiru, palestras, debates, exibição de documentário audiovisual e a exposição do projeto proposto. Entre os envolvidos na organização estão representantes dos ministérios de Turismo do Brasil e do Paraguai, secretarias estaduais de Cultura e Turismo, prefeituras, Universidade Estadual de Cascavel, Embratur, Paraná Turismo, Santur e pesquisadores do Paraná, Santa Catarina e Paraguai.
Com cerca de três mil quilômetros de extensão, a trilha indígena com um tronco e uma série de ramais unia o litoral catarinense e São Paulo ao império Inca, no Peru.





