Camerata Fukuda é atração do FIML no sábado (11)
Concerto no Teatro Ouro terá o violinista de renome internacional Leonardo Jaffé como solista
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 08 de dezembro de 2021
Concerto no Teatro Ouro terá o violinista de renome internacional Leonardo Jaffé como solista
Marcos Roman - Grupo Folha
Composta por 21 jovens com formação homogênea, muitos vencedores de diversos concursos nacionais, a Camerata Fukuda é atração do 41º Festival Internacional de Música de Londrina na noite de sábado (11). O concerto que acontece no palco do Teatro Ouro Verde, a partir das 20h30, terá como regente o maestro Ugo Kageyama e como solista o violinista de renome internacional Leonardo Jaffé. Eles farão homenagem ao Astor Piazzola (100 anos de nascimento do compositor).

Fundada em 1988 pela violinista Elisa Fukuda e por Celso Antunes, maestro titular, a Camerata Fukuda é aclamada pela imprensa e pela crítica especializada como uma das mais importantes orquestras de câmara do Brasil, honra a tradição dos melhores conjuntos do gênero, impondo alto nível técnico e artístico a seus integrantes. Seu repertório é eclético: de Bach a Piazzola, passando por Dvorak, Tchaikovsky, Mozart, Respighi, Villa Lobos, Britten e Camargo Guarnieri.
Solista do concerto que será apresentado aos londrinenses, Leonardo Jaffé traz um sobrenome que já entrou para a história do ensino dos instrumentos de cordas dentro e fora do Brasil. Desde sua estreia aos 10 anos, o jovem músico ganhou inúmeros concursos, participou de vários festivais internacionais, atuando atuando em turnês pela Argentina, Estados Unidos e Itália.
Em 2013, Leonardo mudou-se para a Yehudi Menuhin School, na Inglaterra, sendo o primeiro brasileiro a ingressar nesta escola, que é certamente uma das mais renomadas escolas de violino do mundo. O instrumentista fez seu debut no Carnegie Hall em NY com enorme sucesso e depois de formar-se na Yehudi Menuhin School, mudou-se para os Estados Unidos, tendo conquistado um lugar no prestigioso New England Conservatory, em Boston.
Serviço:
41º FIML – Camerata Fukuda regida pelo maestro Ugo Kageyama
Quando – Sábado (11), às 20h30
Onde – Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)
Quanto – R$ 30 e R$ 15 meia-entrada
Ponto de venda - Plataforma Sympla
*A apresentação será transmitida gratuitamente pelo Youtube, no canal oficial do FIML


