O slogan da Banda Escola Social, Cultural e Educativa da Prefeitura de Fazenda Rio Grande, Região Metropolitana de Curitiba é "Tocando Vidas através da Música". A composição integra o 43º Festival Internacional de Música de Londrina e, na manhã deste sábado (15), foi uma das atrações para o público.

Ao todo, mais de duas horas de apresentações proporcionaram momentos de muita emoção a quem se programou para estar em frente ao Ouro Verde - ou estava de passagem e fez questão de parar, ouvir um pouco de música e prestigiar os músicos. Comerciantes e clientes demonstraram simpatia pelo evento e também registraram a ação por meio de vídeos e fotografias.

A Banda Marcelino Champagnat, regida pelo maestro Gilberto de Queiroz, de Londrina, fez o primeiro show e trouxe um repertório repleto de sucessos como “Eu só quero um xodó” (Dominguinhos), “Leave the door open” (Bruno Mars), “Samba Di Amante” (Moacir Santos), “Believer” (Imagine Dragons) e “Levitating” (Dua Lipa), entre outros hits que contagiaram os presentes.

Banda Marcelino Champagnat, regida  maestro Gilberto de Queiroz,  fez o primeiro show com repertório variado
Banda Marcelino Champagnat, regida maestro Gilberto de Queiroz, fez o primeiro show com repertório variado | Foto: Walkiria Vieira

A estudante do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Marcelino Champagnat, Bruna Mitie, 17 anos, revela sua satisfação em integrar uma composição tão consagrada - a banda Marcelino Champagnat coleciona prêmios desde 1986 com a participação em concursos, festivais e campeonatos de Bandas e Fanfarras. O projeto tem o objetivo de proporcionar a inclusão social de crianças e jovens através da música, buscando promover a cidadania e a formação moral.

Em sua participação, a jovem é percussionista. "Toquei triângulo, pandorim, caixa tenor e bumbo leguero", enumera. Muito satisfeita com a oportunidade de estudar e praticar música em sua escola, a jovem também prestigiou os demais artistas que estiveram no evento. "Eu me sinto honrada por estar em uma banda com tanta história".

Bruna Mitie, 17 anos: toquei triângulo, pandorim, caixa tenor e bumbo leguero"
Bruna Mitie, 17 anos: toquei triângulo, pandorim, caixa tenor e bumbo leguero" | Foto: Walkiria Vieira

O estudante do 7º ano do Marcelino Champagnat, João Guilherme Monteiro, 13 anos, ficou encantado com as apresentações da Banda Escola Fazenda Rio Grande, sobretudo as canções que se tornaram reconhecidas como "Eye of the Tiger", do filme Rocky Balboa. "Quero aprender a tocar essa", e ficou observando cada um dos instrumentos.

Regida pelo maestro Evaldo Ribeiro, contou com a participação especial do professor trompetista Cícero Cordão, da Orquestra da UEL. A Banda Escola Fazenda Rio Grande, que faz um importante trabalho social através da musicalização, vai apresentar um repertório pop do Coldplay, Bon Jovi, Guns N’ Roses, Maroon 5, entre outros. Com 20 anos de existência, a Banda Escola já fez aproximadamente 400 apresentações pelo Brasil, embalando um público estimado em 90 mil pessoas.

Kombisound in House com DJ Fran, Mister Rei, M13 e Nix
Kombisound in House com DJ Fran, Mister Rei, M13 e Nix | Foto: Walkiria Vieira

Momento também aguardado e que encerrou o evento foi a apresentação do quarteto a bordo da Kombisound in House. DJ Fran, Mister Rei, M13 e Nix embalaram o público tocando várias vertentes do House, estilo derivado da música eletrônica, baseado no gênero Disco Music. Um dos diferenciais trazidos pelo quarteto com é a proposta de inclusão promovida por Nix, que é professora de libras e interage com esse público diferenciado.