O projeto Café com Quê?, promovido pelo Sesc Londrina Cadeião, abre oficialmente os encontros que

comporão programação até dezembro de 2023. O projeto – que acontece apenas em Londrina – busca criar espaço e momentos de conversa, reflexões e encontros entre pesquisadores, artistas e comunidade em geral. As atividades acontecem na galeria-café, do Sesc Cadeião, onde está, também, a cafeteria do Senac.

Inaugurando o projeto e iniciando os encontros com as propostas selecionadas pelo edital, receberemos o escritor Julián Fuks para o bate-papo intitulado “Memória e Reinvenção do Passado”, com mediação do professor e escritor londrinense Ricardo Dalai

O evento será no sábado (3) das 16h às 18h, no Sesc Londrina Cadeião. A participação é gratuita e aberta ao público.

No bate-papo, Julian Fuks refletir com o público sobre a ideia de que a memória, como ficção, nos possibilita reinventar nosso passado. E como este passado pode ser recriado a partir da nossa memória e da nossa resistência em aceitá-lo e acessá-lo.

Na conversa com Ricardo Dalai, o autor falará sobre a abordagem da memória em sua obra e como a história se mescla à ficção. Poderemos pensar sobre o papel da literatura em retratar e interferir na (re)construção da sociedade por meio de suas próprias narrativas e monumentos.

São temas que trazem contribuições valiosíssimas, pensando que a nossa relação com o mundo é, antes de tudo, uma construção, e que buscamos descortinar os equívocos e o silêncio imposto às relações do afeto e da compreensão. A obra de Julian Fuks tem sido apontada pelo poder de tocar as feridas sociais e revirar nosso passado, a fim de colocar a sociedade de frente com si mesma.

Julián Fuks é doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo. É mestre em Literatura Hispano-americana pela mesma universidade, instituição onde se graduou em Jornalismo, e especialista em Estética e Teoria da Arte pela Universidad Autónoma de Barcelona (UAB). É autor de “Romance: história de uma ideia” (Companhia das Letras, 2021), onde realiza uma revisão crítica do romance em seus supostos quatro séculos de existência. É também autor dos romances “A resistência” (Companhia das Letras, 2015), vencedor dos prêmios Jabuti, Saramago, Oceanos e Anna Seghers; e de “A ocupação” (Companhia das Letras, 2019), de “Procura do romance” (Record, 2011), e “Histórias de literatura e cegueira” (Record, 2007), todos finalistas dos principais prêmios literários brasileiros. Em 2012, foi escolhido pela revista britânica Granta como um dos vinte melhores jovens escritores brasileiros. Foi repórter de literatura da Folha de S. Paulo e colaborador das revistas Entrelivros e Cult. Atualmente, é colunista do portal UOL. Seus livros já foram traduzidos para dez línguas e publicados em diversos países.

O professor e escritor Ricardo Dalai fará a mediação do bate-papo com Julián Fuks
O professor e escritor Ricardo Dalai fará a mediação do bate-papo com Julián Fuks | Foto: Divulgação

Ricardo Dalai é doutor em Estudos literários pela UEL, com pesquisas nos campos da dramaturgia e autoficção. Além de professor, é escritor, poeta e dramaturgo, tendo recebido seu primeiro prêmio literário em 2005, aos 21 anos. Publicou contos, crônicas e poemas em antologias e livros didáticos.

Em 2022 lançou seu primeiro romance: "Trinta e três" (Editora Patuá).

* Com assessoria de imprensa

SERVIÇO:

Sesc Londrina Cadeião Cultural

Rua Sergipe, 52 – Centro

Fone: 43 3572-7700

Mais informações no site do Sesc

*

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link