"Pretendo falar sobre os obstáculos que os escritores do interior do País enfrentam para conseguirem publicar suas obras", adianta a escritora e tradutora
"Pretendo falar sobre os obstáculos que os escritores do interior do País enfrentam para conseguirem publicar suas obras", adianta a escritora e tradutora | Foto: Divulgação


Londrinense radicada em São Paulo, a poeta Ana Guadalupe tornou-se a tradutora oficial da escritora indiana Rupi Kaur - autora do livro "Outros jeitos de usar a boca", que vendeu 2 milhões de exemplares em todo o mundo e 100 mil somente no Brasil. A paranaense abrirá a temporada 2018 do projeto Café Com Quê, desenvolvido pelo Sesc Cadeião Cultural. "Caminhos e Descaminhos da Poesia e do Escritor" é o tema do bate-papo que será comandado por ela nesta terça-feira (26), a partir das 19h30, com entrada gratuita.

Ana Guadalupe teve seu trabalho poético publicado em diversas antologias brasileiras e estrangeiras, notadamente hispânicas. A autora estreou em livro em 2011, com "Relógio de Pulso", uma seleção de textos publicados em seu blog "Roxy Carmichael nunca voltou". Em 2015, a poeta voltou ao mercado livreiro com o volume "Não conheço ninguém que não seja artista", em parceria com a fotógrafa Camila Svenson. Atualmente, prepara novo livro, que deve ser lançado pela editora Lote 42.

Nesse encontro, Ana Guadalupe deve compartilhar com o público os caminhos da produção literária local e da produção em grandes centros, os conflitos e possibilidades para a publicação independente no Brasil, além dos diálogos sobre autoria feminina e o importante processo de tradução da obra de Rupi Kaur (autora de "Outros jeitos de usar a boca", "O que o sol fez com as flores", entre outros). "Pretendo falar sobre os obstáculos que os escritores que vivem no interior do País enfrentam para conseguirem publicar suas obras e os possíveis caminhos para que isso aconteça", adianta.

Nascida em Londrina, onde morou até os 10 anos de idade, Ana ressalta que vivenciou na prática o tema que abordará no evento promovido pelo Sesc Cadeião Cultural. "Ao me mudar para São Paulo depois que conclui a faculdade de letras em Maringá, percebi que em um grande centro os escritores conseguem participar mais de eventos da área, fazer contatos e dar mais visibilidade ao trabalho que desenvolvem. Por outro lado, a internet facilitou muito a publicação de textos de autores que moram em qualquer lugar do planeta. Acho que teremos um debate bastante interessante pela frente", salienta ao revelar tem acompanhado de longe o trabalho de alguns poetas londrinenses, entre eles Rodrigo Garcia Lopes e Carla Diacov.

O trabalho como tradutora oficial da escritora indiana radicada no Canadá, Rupi Kaur, também estará entre os temas abordados no bate-papo. "Comecei a trabalhar como tradutora há apenas dois anos e nesse período já traduzi 12 livros. É uma experiência muito interessante que pode abrir algumas portas para o escritor. Por isso, será um dos tópicos para esse evento, que é o primeiro para o qual fui convidada em Londrina. Esse convite me deixou muito feliz", enfatiza.

A literatura continuará ganhando destaque na primeira etapa da temporada 2018 do 'Café Com Quê'. Até o final do mês de julho, o tema norteará outros cinco encontros promovidos pelo projeto, incluindo lançamentos e relançamentos de títulos locais, além de debates panorâmicos. A intenção é promover um espaço de mostra e avaliação coletiva do momento frutífero da produção literária local.

Serviço:
"Café Com Quê": Escritora Ana Guadalupe
Quando – Terça-feira (26), às 19h30
Onde – Sesc Cadeião Cultural (R. Sergipe, 52)
Entrada gratuita