O café é uma das bebidas mais populares no mundo e o Brasil não fica de fora dessa disputa, sendo considerado o segundo maior consumidor, atrás apenas dos Estados Unidos. O consumo interno de café no país chegou a 21 milhões de sacas (de novembro de 2017 a outubro de 2018), representando um crescimento de 4,80%, com relação ao mesmo período do ano anterior, conforme levantamento da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café). Esses números elevaram o consumo per capita para 6,02 kg/ano de café cru e 4,82 kg /ano de café torrado e moído no ano.

No verão, o café em bebidas frias e geladas mostra como o grão combina com inúmeros outros ingredientes
No verão, o café em bebidas frias e geladas mostra como o grão combina com inúmeros outros ingredientes | Foto: Shutterstock



Preparado de muitas maneiras mundo afora, por aqui, a xícara de cafezinho coado ou filtrado ainda são as preferidas, mas, na última década, o método de extração do tipo espresso também caiu no gosto popular. Porém, seja qual for a maneira - encorpado, coado, adocicado -, além da bebida quentinha e pura, o consumidor brasileiro está experimentando novas maneiras de consumir grão. Entre elas, estão a infusão a frio e bebidas à base de café. No verão, inclusive, as opções de bebidas frias e geladas mostram como o grão combina com inúmeros outros ingredientes.

Diferentemente do café gelado, que nada mais é que o café quente com gelo ou esfriado, o café de infusão a frio, chamado de Cold Brew, é feito por meio da imersão do café moído diretamente na água por cerca de doze horas em temperatura ambiente. Ou seja, nesta técnica, o grão é deixado em contato com água fria para que ocorra a transferência de sabor. O resultado é uma bebida mais aromática, menos ácida e menos amarga que os cafés tradicionais quentes. Para cada 2 gramas de café é recomendável 100 ml de água. Uma colher de sopa tem aproximadamente 8 gramas de pó de café.

É possível fazer um Cold Brew com café já moído, mas é preciso que seja uma moagem um pouco mais grossa, cujas embalagens venham descritas como "prensa francesa". Caso seja feito com pó fino tradicional, o resultado é uma bebida um pouco mais amarga. Além do contato do café diretamente com a água fria, há receitas que exigem coadores específicos, mas em casa, basta colocar o pó de café num coador de nylon, formando uma espécie de sachê e seguir o mesmo procedimento. Guardado na geladeira, pode ser consumido em até uma semana. Recentemente, houve lançamento de algumas marcas engarrafadas que já estão no mercado.

O resultado é uma bebida geralmente de alta concentração e bem extraída, considerado um café delicado e marcante. O cold brew é para ser consumido bem gelado, podendo, ainda serem adicionadas algumas pedras de gelo, mas também pode ser combinado com outros ingredientes, como rodelas de limão ou laranja que deixam a bebida ainda mais refrescante. Há receitas também que acrescentam o leite (animal e vegetal) ou até mesmo base de criação para drinks alcoólicos. Dependendo da criatividade, é possível adicionar outros sabores que combinam como essência de baunilha, amêndoa ou avelã e algumas especiarias.


Cold Brew

Ingredientes
600 ml de água filtrada;
130 g de café (moagem grossa);
1 filtro de papel para café (previamente escaldado em água fervente) ou tecido de trama fina.

Modo de preparo
Em um recipiente grande, acrescente o café e a água fria e mexa algumas vezes até misturar bem. Cubra e reserve por, pelo menos, 12 horas. Algumas receitas recomendam deixar essa mistura refrigerada descansando por mais tempo, outras dizem para deixar em temperatura ambiente.
Após o período de infusão, transfira o café do recipiente inicial para outro recipiente, passando-o por um filtro de papel ou um tecido de trama fina. É importante que essa transferência seja lenta para que o filtro não transborde. Tenha cuidado também para não rasgar o filtro de papel para que o resultado final seja uma bebida sem resíduos. Depois, é só refrigerar seu cold brew e ele está pronto.

Fonte: Site Dani Noce