Dos encontros casuais regados a cantorias, que tradicionalmente acontecem durante as temporadas de férias de Caetano Veloso em Salvador, surgiu o novo álbum do artista baiano. Ouvindo os improvisos que surgiam espontaneamente entre o violão e a voz do cantor e o clarinete tocado com perfeição por Ivan Sacerdote, a produtora Paula Lavigne teve a ideia de registrar em estúdio a parceria inusitada. O resultado deste encontro musical já pode ser conferido nas plataformas digitais.

No recém-lançado álbum "Caetano Veloso & Ivan Sacerdote" os artistas revisitam nove canções assinadas pelo autor de “Trilhos Urbanos”, hit de 1979 que integra as faixas do disco. O repertório conta ainda com regravações de “Minha voz, minha vida”, “Peter Gast”, “O ciúme”, “Desde que o samba é samba”, “Onde o Rio é mais baiano”, “Manhatã”, “Aquele frevo axé” e “Você Não Gosta de Mim”.

Em quase todas as canções do disco produzido por Moreno Veloso e Zeca Veloso, filhos do artista, Caetano e pelo próprio violão e pelo clarinete de Ivan Sacerdote. A única exceção é a participação do músico César Mendes, que assume o violão em “Aquele Frevo Axé”, música composta por ele em parceria com o famoso cantor e compositor e que batizou o nome do álbum lançado por Gal Costa em 1998. Já as músicas “Onde o Rio é mais baiano” e “Desde que o samba é samba” ganharam adesão do sambista carioca Mosquito, que divide os vocais com Caetano.

.
. | Foto: Divulgação

Embora desconhecido do grande público até então, Ivan Sacerdote tem quase duas décadas dedicadas ao clarinete. Nascido no Rio de Janeiro, o músico vive na Bahia desde a infância. Filho de um militar que mora em Santo Amaro da Purificação, cidade natal de Caetano, o clarinetista iniciou o contato com a música tocando flauta doce quando ainda menino, ganhou da mãe uma flautinha de brinquedo que custou R$ 1,99. Anos mais tarde, inspirado pelo músico Paulo Moura, se aproximou do clarinete e começou a tocar em bandas filarmônicas e a atuar como solista em rodas de choro. Aos 18 anos, iniciou o curso de bacharelado em clarinete cursado na Universidade Federal da Bahia.

Abandonou a música erudita aos 21 anos, quando foi morar na Europa e entrou em contato com o jazz. Em seu retorno ao Brasil começou a chamar a atenção de diversos músicos, entre eles a cantora Rosa Passos, que o convidou para acompanhá-la em banda.

A musicalidade do instrumentista que atualmente tem 32 anos é elogiada por Caetano. "O clarinete (ou a clarineta) de Ivan Sacerdote banha todos os encontros musicais espontâneos que a gente vive em Salvador com doçura e sabedoria. Sua suavidade sonora e sua precisão musical surpreendem e apaixonam ouvintes desavisados. Ivan revela-se a cada toque, a cada contraponto, a cada intervenção, um Sacerdote da elegância na música".

A parceira musical de Caetano e Ivan Sacerdote ganhará os palcos em breve. A turnê da dupla terá início no dia 8 de fevereiro em show que estreará no Teatro Castro Alves, em Salvador, e deve percorrer outras cidades do país ao longo deste ano.

Serviço:

Álbum: Caetano Veloso & Ivan Sacerdote

Gravadora: Uns Produções / Universal Music

Disponível nas plataformas digitais