Caetano em DVD
Agência Estado
Caetano Veloso está lançando o vídeo de seu show Prenda Minha, agora em formato DVD, com músicas adicionais, sua biografia e legendas em inglês e espanhol. É o primeiro lançamento brasileiro de vídeo neste formato e já sai com 10 mil exemplares, que chegarão às lojas ao preço de R$ 70,00. O vídeo é uma versão ampliada do VHS que saiu há um ano, dirigido por Monique Gardemberg. Prenda Minha é o show que Caetano Veloso fez em 1998, para divulgar o disco Livro, que ganhou o Grammy de world music este ano. No Brasil, a faixa, Sozinho, de Peninha, virou hit, embalada pelo casal Rodrigo Santoro e Luana Piovani, na novela Suave Veneno, da TV Globo. No novo formato, o vídeo ganhou um making of do show, e dois clips suplementares com as músicas Não Enche e Livro.
Além disso, o compositor baiano está envolvido com o lançamento em inglês de seu livro autobiográfico, Verdade Tropical. Meu editor americano me mandou um calhamaço enorme com a tradução em inglês para eu rever, mas agora, estou muito mais mobilizado para tocar violão e fazer música que para escrever, continuou.
Essa demora para o lançamento americano de Verdade Tropical não deixa de ser irônica. O livro foi escrito em 1997, como uma encomenda para os Estados Unidos. Caetano o escreveu em português e o lançou há dois anos, com enorme repercussão. Com mais de 500 páginas, o texto foi traduzido agora, num momento em que o compositor está envolvido com outros projetos. Mas vou aos Estados Unidos em julho para rever com eles a tradução e resolver logo isso, avisa Caetano.
Embora já pense no novo disco, ele ainda vai conviver pelo menos dois meses com Prenda Minha. No mês que vem, ele faz uma turnê pela Europa, com esticada em Tel-Aviv, para encerrar a carreira do show, mas antes, na semana que vem, faz show com a irmã, Maria Bethânia, em Porto e Lisboa, em Portugal. Eu queria já começar logo o novo disco, mas ainda preciso cumprir esses compromissos para fechar esse trabalho, conclui o compositor.





