Agência Folha
Caetano Veloso estará concorrendo ao Grammy (considerado o Oscar da música) deste ano na categoria de melhor álbum de world music com o disco ‘‘Livro’’. Dori Caymmi também concorre ao prêmio, na categoria de melhor arranjo instrumental, pela faixa ‘‘Pink Panther’’ do disco ‘‘A Romantic Vision’’. A lista com os concorrentes foi divulgada na terça-feira e a entrega dos prêmios acontecerá em 23 de fevereiro em Beverly Hills, nos EUA. ‘‘Livro’’, de Caetano Veloso, foi lançado no Brasil em outubro de 1997 (nos EUA foi lançado só no ano passado), junto com o livro ‘‘Verdade Tropical’’ , e rendeu ‘‘Livro Vivo’’, considerado o segundo melhor show do ano passado segundo a revista norte-americana ‘‘Time Out’’, de Nova York.
O prêmio de melhor álbum de ‘‘world music’’ do Grammy já foi para Milton Nascimento (em 98, com o disco ‘‘Nascimento ) e por Gilberto Gil (em 99, com ‘‘Quanta Gente Veio Ver’’ , registro do show do CD ‘‘Quanta’’). Concorrem na categoria de Veloso a cantora portuguesa Cesaria Evora (que esteve no Brasil no final de 99), com ‘‘Café Atlantico , e o malinês Salif Keita (um dos mais destacados músicos africanos), com ‘‘Papa’’. Também de Mali, Ali Farka Toure, com ‘‘Niafunke’’, é o quarto concorrente da categoria. A última vaga ficou com os irlandeses do Afro-Celt Sound System (conhecidos no Brasil pela participação na trilha sonora de ‘‘Carne Trêmula , de Pedro Almodóvar, com a música ‘‘Whril-Y-Reel 2 ), com ‘‘Volume 2: Release’’.
O grande candidato deste ano é o mexicano Carlos Santana, indicado para dez categorias com o disco ‘‘Supernatural , entre elas as de álbum do ano, melhor música (‘‘Smooth , que tem a participação de Rob Thomas, do Matchbox 20) e de melhor álbum de rock.