Baixista da banda Terra Celta há 13 anos, Bruno Guimarães está lançando seu primeiro trabalho solo, intitulado “O Tempo Alto”. O álbum reúne dez canções autorais que trazem letras reflexivas sobre o mundo contemporâneo e melodias que passeiam por vários estilos musicais, incluindo o rock, o pop e a world music. Gravado no Fábrika Estúdio e Produtora, em Londrina, o disco já pode ser ouvido gratuitamente nas plataformas digitais.

“O Tempo Alto” surgiu da necessidade de Guimarães explorar novos caminhos musicais e filosóficos, numa proposta intimista que resultou na utilização de novos instrumentos, temáticas, parcerias e formatos. Um universo bem diferente do que o músico vem trabalhando há anos em seu projeto principal, a banda Terra Celta.

Bruno Guimarães lança "O Tempo Alto": com letras reflexivas, músico transita por diferentes gêneros musicais
Bruno Guimarães lança "O Tempo Alto": com letras reflexivas, músico transita por diferentes gêneros musicais | Foto: Luciano Galbiati/ Divulgação

“Uma vez ouvi o Yamandú Costa [violonista] dizer que canções são feitas para serem ouvidas e não para ficarem guardadas em gavetas. Seguindo o conselho dele, resolvi gravar músicas que venho compondo há alguns anos”, comenta o baixista que no álbum solo assumiu o desafio de também explorar seu lado cantor. “Fiz aulas de canto para explorar melhor a minha voz neste trabalho. Cantar está sendo uma novidade até mesmo para mim. Também tive que passar por um processo de amadurecimento para tocar outros instrumentos. Mas valeu a pena, estou gostando bastante do ver o resultado deste álbum realizado”, diz.

Bruno comenta que a ideia de se dedicar a um trabalho solo surgiu da vontade de mostrar composições que traduzem musicalmente sua jornada pessoal em busca de autoconhecido. “As composições autorais surgiram de momentos de introspeção. As letras são reflexões minhas sobre como o ser humano está vivendo no mundo de hoje”, diz ao comentar que o disco traz diversas participações especiais. “Vários amigos participaram das gravações, como o Luciano Galbiati, João Salles, Diogo Oliveira e o rapper Guilherme Lopes. Além dos meus companheiros de Terra Celta, Eduardo Brancalion, Elcio Oliveira e Edgar Nakandakari, que fizeram uma participação especial na música “É fácil se perder”.

As gravações do álbum tiveram início em 2015. “Procurei o Luciano Galbiati quando ele ainda estava montando o Fábrika Estúdio e fomos produzindo as músicas em doses homeopáticas nos últimos seis anos”, afirma Bruno. “O projeto teve início com o Bruno apresentando as músicas e algumas ideias de arranjos, que foram amadurecendo no decorrer do processo. Cada convidado deu uma parcela de contribuição aos arranjos, sempre direcionados pelo Bruno e por mim. Foi um projeto importante para o Fábrika, e para mim, pois testamos muitos processos novos e conseguimos com que cada música chegasse aonde queríamos. Foi um processo natural e gratificante, pois além de um parceiro de trabalho, ganhei um grande amigo. E já estamos pensando no próximo”, diz o músico e produtor Luciano Galbiati responsável pela gravação, mixagem e masterização do disco.

Na avaliação de Bruno Guimarães, o novo trabalho resume de toda a sua experiência musical adquirida desde que começou a tocar baixo há mais de 20 anos influenciado pelo som dos Beatles, Mutantes e Jimmi Hendrix. “Comecei com 18 anos tocando em bandas de Jundiaí (SP), onde morava. Quando cheguei em Londrina para fazer pós-graduação em Fotografia, em 2007, continuei tocando em vários grupos de rock e reggae. Apesar de estar feliz com o lançamento deste disco solo, pretendo continuar atuando como baixista da banda Terra Celta, que tem uma proposta musical e estética com a qual eu também me identifico bastante”, conclui.

Imagem ilustrativa da imagem Bruno Guimarães, da Terra Celta para um álbum solo

Serviço:

Álbum - “Bruno Guimarães & O Tempo Alto

Gravadora - Fábrika Estúdio e Produtora

Disponível em todas as plataformas digitais