Brincando de pop star
PUBLICAÇÃO
domingo, 18 de outubro de 1998
Elisa Marilia Carneiro 
Não há timidez que resista a um palco, microfones e um repertório de quase mil músicas. Equipamentos portáteis de Karaokê garantem o sucesso de qualquer festa. Não importa a idade dos convidados, o local da festa, nem o gosto musical, todos acabam cantando.
Nem precisa saber cantar, o equipamento, através de um monitor de TV, mostra a letra da música e o momento exato dos cantores entrarem em ação. É possível também regular o tom e a velocidade da música. Com mais ou menos dez minutos de ensaio, todo mundo sai cantando qualquer coisa.
Segundo o representante comercial Humberto Baraniuk, que comprou um equipamento em sociedade com o bancário Renan Gustavo Ferreira, tudo começou com uma brincadeira, que deu certo. Eles compraram para se divertir com amigos, mas os pedidos foram tantos que acabaram abrindo uma empresa em Curitiba para alugar o videokê.
As pessoas que procuram um karaokê para levar para casa são de todas as idades, gostam de diferentes gêneros musicais e estão espalhadas por todos os bairros. Já instalamos o equipamento em salas de jantar para poucas pessoas, em churrascos, bares, festas de aniversário de crianças e até para um grupo de coralistas, conta Humberto, que já está sendo procurado para as festa de fim de ano.
Fazem parte do equipamento um aparelho de videokê, um amplificador, um monitor de TV, dois microfones e duas caixas acústicas. Os cartuchos com as músicas contêm de 45 a 665 canções em cada um, de todos os gêneros. As letras vêm ainda num livro índice para facilitar a escolha do que cantar.
As opções vão de música internacional em inglês, italiano, espanhol e francês; sertaneja, MPB, infantil, rock, pop, temas de novelas, axé-music, etc. Quando a festa é um pouco maior, o equipamento é acrescido de uma mesa de som, microfones sem fio, dois monitores, jogo de luzes e um técnico fica ajudando nos controles. Os preços variam entre R$ 150,00 e R$ 180,00.
De acordo com os novos empresário de Karaokê, as mulheres têm mais facilidade em se soltar diante do equipamento. Os homens só depois de umas cervejinhas. Já aconteceu de alugarmos o karaokê para uma festa de uma senhora que ficou na dúvida se as amigas iriam gostar ou não. A gente disse que não cobraria se não fosse usado, e quando telefonamos para saber se estava tudo bem, ela disse que não tinha conseguido servir o jantar porque ninguém queria parar de cantar, contam.
Houve ainda vários casos de festas de crianças onde os adultos tomam conta do karaokê. Enquanto a criançada vai comer, os adultos roubam a festa. O videokê leva apenas 30 minutos para ser montado e testado. Os controles são fáceis de usar e as próprias pessoas da festa manuseiam o equipamento.


