O professor Rodrigo Mendonça e Gregório de Souza Alves: ideia é estimular as crianças a se interessarem por ciência
O professor Rodrigo Mendonça e Gregório de Souza Alves: ideia é estimular as crianças a se interessarem por ciência | Foto: Gustavo Nakao/Kinopus



A série de TV "Brincando com a Ciência", produzida em Londrina pela Kinopus, estreia em rede nacional neste sábado (7), às 9h30, na TV Cultura. O programa foi idealizado e dirigido por Roberta Takamatsu, produzido por Guilherme Peraro e roteirizado por Rodrigo Grota. Voltada ao público infantil, a série documental acompanha o encontro e a troca de ideias entre um cientista e uma criança, partindo de questões do dia a dia. "A ideia é estimular as crianças a se interessarem por ciências e perceberem que o estudo e a pesquisa também podem ser atividades prazerosas", explica Takamatsu, que também foi roteirista em outros projetos da Kinopus, como a série ficcional "Super Família" (em pós-produção) e o longa-metragem "Passagem Secreta" (em pré-produção). O programa foi concebido sob consultoria científica do professor Fábio Bruschi, vencedor do Prêmio Educador Inspirador 2016, promovido pelo Google Science Fair.

A série foi contemplada no edital do FSA para TVs públicas de 2014 e produzida entre fevereiro de 2016 e fevereiro de 2017 na cidade. Composto por 13 episódios de 13 minutos cada, o programa será exibido pela TV Cultura até o dia 30 de dezembro, sempre aos sábados, sem reprises. O primeiro episódio a ser apresentado parte da pergunta "Por que precisamos mastigar os alimentos?". O jovem Arthur Zanin, de 10 anos, tentará encontrar as respostas por si mesmo a partir de uma série de estímulos e experiências apresentadas pelo cientista Fábio Bruschi. "Um dos objetivos do programa é mostrar para as crianças que elas podem aprender por si mesmas, desde que estejam interessadas e que também se dediquem. Criamos uma estrutura no programa em que o cientista convidado nunca dá uma resposta direta para a criança. Pelo contrário, ele tenta estimulá-la a encontrar a resposta por si mesma", explica o roteirista Rodrigo Grota.

Entre outras perguntas apresentadas pela série estão: "Por que os fogos de artifício são coloridos?" "Por que precisamos usar óculos?" "Por que precisamos lavar bem as mãos antes de comer?" "Brincando com a Ciência" é a primeira série documental de TV produzida em Londrina. "Este foi o nosso primeiro grande projeto para a TV e contribuiu para mostrar que Londrina pode produzir conteúdo audiovisual de qualidade e de abrangência nacional. Em 2017, produzimos a nossa segunda série para a TV, dessa vez, ficcional, o seriado 'Super Família', composto por 26 episódios de 13 minutos cada, e que contou com mais de 100 pessoas envolvidas durante as gravações. Dessa forma, acreditamos cada vez mais que a indústria audiovisual pode se consolidar fora dos grandes centros e das capitais, já que há muitos profissionais talentosos em cidades como Londrina", observa o produtor Guilherme Peraro, um dos fundadores da Kinopus, produtora criada em 2004.