O artista brasileiro Hidreley Diao, reconhecido internacionalmente como um dos pioneiros no tratamento de imagens com IA (Inteligência Artificial), faz sucesso na internet com as suas montagens que mostram como personalidades históricas estariam atualmente caso estivessem vivas. Entre os maiores sucessos, estão as representações de Michael Jackson (1958-2009), Elvis Presley (1935-1977) e a princesa Diana (1961-1997). A fama de Diao é tão expressiva que ele já foi procurado até pela rainha do pop Madonna.

"Eu fui procurado, no ano passado [2022], para fazer um retrato da mãe dela atualizado. A Madonna perdeu a mãe com apenas cinco anos de idade. Então, me enviou uma imagem dela, em preto e branco, ainda moça. Fiz o trabalho, só que foi tudo por meio de assessoria. Mas fiz o contato inicial com ela pelo Instagram. Foi incrível, porque eu sempre gostei da Madonna e ter esse reconhecimento por uma diva do pop, um ícone da música, é surreal", diz.

A cantora não foi a única grande estrela a procurar Diao. "Recentemente, o Eric Clapton [guitarrista britânico] me procurou para fazer a progressão do seu filho, que morreu com cinco anos", revela.

BRINCANDO DE EDITAR

Hidreley conta que sempre gostou de "brincar" com a edição de fotos. Por volta de 2013, ele já participava de concursos nos Estados Unidos.

"Era por puro hobby. Eles mandavam, diariamente, imagens para brincar. Não tinha dinheiro envolvido, era só por posições em pódios. E eu me apaixonei pela arte digital. Participei por uns quatro anos", afirma.

Algumas revistas internacionais e nacionais especializadas em tecnologia o citam como o pioneiro na manipulação de imagens. Os trabalhos como os de Hidreley Diao passaram a surgir somente em 2022. "Desde o começo do ano passado, não se conhecia o uso da inteligência artificial com a arte. Existia inteligência artificial em muitas outras áreas, mas na arte não", pondera o artista.

Todo esse reconhecimento só foi possível por meio de uma técnica inédita formulada pelo brasileiro, unindo aplicativos já existentes, mas até então desconectados.

O MÉTODO HIDRELEY DIAO

O que torna a arte de Diao tão verossímil é o seu método de trabalho. Mas o artista também conta que, além da inteligência artificial, o seu dom pré-técnologia é o "tempero" que deixa todos os seus clientes satisfeitos.

"Eu criei um mecanismo. Juntei o Photoshop e mais três aplicativos de celular, sendo eles o FaceApp, o Remini e o Gradient. Esses três aplicativos qualquer pessoa pode usar, mas eu uso o pró, que tem mais funções. Toda a minha arte é baseada nesse mecanismo que eu criei", começa a explicar.

"Como eu tenho dom para desenhar - no passado fazia retratos com a pessoa parada na minha frente -, então acredito que por meio desse dom que tenho, de conseguir captar as características das pessoas, consigo trazer isso para a arte digital. Acredito que é isso que está me fazendo ser reconhecido mundialmente", conclui.

Micheal Jackson em dois tempos, no trabalho do artista brasileiro
Micheal Jackson em dois tempos, no trabalho do artista brasileiro | Foto: Hidreley Diao/ Divulgação

PREÇO ACESSÍVEL

Hidreley relembra que, no começo de sua carreira, fazia as artes "por pura diversão", mas, com o sucesso e a alta procura, decidiu pôr um valor no seu trabalho e deixar de lado a sua antiga profissão.

"Eu tinha uma empresa de salgados e parei para trabalhar somente com progressões. Atendo pessoas que me pedem para fazer entes queridos que já falaceram e como estariam hoje, ou bebês que ainda não nasceram, que faleceram ainda na gestação ou no nascimento", ressalta.

O que pode surpreender quem procura esse tipo de trabalho é o valor. Quando se fala de novidades tecnológicas, pensa-se em um preço quase inacessível. No entanto, Hidreley Diao revela que todos podem pagar para ter uma obra de progressão.

"Eu cobro um valor simbólico para atender a essas pessoas. É R$ 100 por imagem. Algumas levo cerca de duas horas [para fazer], outras demoro dois ou três dias, porque sou uma pessoa muito perfeccionista e não consigo entregar um trabalho sem ter a certeza que a pessoa vai se emocionar ao ver a imagem. Tenho 100% de retorno positivo", explana.

SUCESSO INTERNACIONAL

Diferentemente do que se possa imaginar, o sucesso de Diao aconteceu primeiro fora do país. As manipulações de obras de arte de figuras históricas foram as responsáveis por tornar o brasileiro "uma sensação" no exterior.

"Eu trago para a atualidade figuras históricas e pinturas. Isso encantou o pessoal lá de fora. Sites virais como o BuzzFeed falou três vezes sobre a minha arte. O The Mirror, o New York Post, o The New York Times. A revista Newsweek dedicou uma página inteira falando da minha arte, então, é mídia que serve de cartão de visita. Você saindo nessas revistas, o mundo passa a te conhecer", comemora Diao.

Após a repercussão internacional, as obras passaram a viralizar no Brasil também. "Fui a programas legais, como o do Danilo Gentilli e o Balanço Geral da Record de São Paulo. Programas importantes da televisão me procuraram e aumentaram mais ainda o conhecimento das pessoas sobre a minha arte", reitera.

Na semana passada, uma nova surpresa chegou a Hidreley Diao. Seguidores começaram a compartilhar com ele uma interação de Elon Musk - bilionário estadunidense e proprietário do Twitter - com uma de suas obras.

"É incrível quando uma pessoa tão importante como ele consegue visualizar uma arte sua. Eu posso dizer que um dos homens mais importantes do mundo sabe que existe um artista com o nome Hidreley. Eu fiquei muito feliz."

Hidreley Diao nasceu e vive em Botucatu (SP).

Instagram: @hidreley

Supervisão: Fernanda Circhia/ Editora