Brasileiro aumenta consumo de cultura em 2024
97% dos entrevistados de uma pesquisa do Observatório Fundação Itaú afirmam que assistiram a mais novelas eventos
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 28 de novembro de 2024
97% dos entrevistados de uma pesquisa do Observatório Fundação Itaú afirmam que assistiram a mais novelas eventos
Davi Galantier/ Folhapress
SÃO PAULO - Os brasileiros realizaram mais atividades culturais neste ano em comparação com 2023, com a liderança do streaming e o aumento no consumo de novelas e idas a espetáculos.
É o que aponta a nova pesquisa Hábitos Culturais, realizada durante o último mês de agosto pelo Observatório Fundação Itaú, do Itaú Cultural, e pelo Datafolha. O levantamento ouviu 2.494 pessoas de 16 a 65 anos, divididas entre todas as regiões do Brasil, com entrevistas presenciais e por telefone.
Segundo os dados, 97% dos entrevistados afirmam ter realizado alguma atividade cultural em 2024. Cerca de 61% dos entrevistados afirmam realizar pelo menos uma atividade cultural presencial por mês. Com relação ao formato remoto, a frequência mensal alcança 88% das pessoas, superando os 72% do ano passado.
Em relação aos gastos com atividades presenciais, eles também são determinantes para a disparidade dos hábitos culturais -39% dizem não gastar nada com atividades presenciais, enquanto 46% gastam mais de R$ 50. No caso da modalidade online, as porcentagens são de 25% e 52%, respectivamente. Já 59% pessoas das classes D e E recorrem às atividades gratuitas, contra apenas 23% das classes A e B.
O consumo de músicas em plataformas digitais mantém a liderança como a preferida pelo público, citada por 83% dos entrevistados. O consumo de filmes via serviços de streaming garantiu o segundo lugar, com 73% das respostas, enquanto o consumo de séries online foi mencionado por 69% daqueles que responderam à pesquisa.
Entre as 23 atividades avaliadas pela pesquisa, 16 apresentaram crescimento. Entre elas, as novelas foram mencionadas por 56% das pessoas, o que superou os 36% do índice anterior. Por outro lado, as atividades infantis (de 24% para 35%) e os espetáculos ou apresentações de dança (de 18% para 30%) também apresentaram um grande crescimento.
No ranking de atividades realizadas, as presenciais ao ar livre conquistaram o quarto lugar de preferência do público. Com relação ao uso das salas de cinema, elas foram frequentadas por 38% dos entrevistados, superando os 33% apresentados pelo levantamento anterior.
A leitura de livros impressos ficou em sétimo lugar do ranking, com 52%. Por outro lado, a leitura de livros digitais diminuiu, e se em 2023 apresentava um índice de 42%, nesse ano foi mencionada por 36% das pessoas.