Agência Folha
A luta pelas estatuetas douradas do Oscar, que será entregue dia 23 de março, não terá este ano nenhum brasileiro. ‘‘Orfeu’’, de Cacá Diegues, pré-candidato a melhor produção estrangeira, não seguiu o caminho trilhado por ‘‘O Quatrilho’’ (em 1996), de Fábio Barreto, ‘‘O Que É Isso, Companheiro?’’ (1998), de Bruno Barreto, ‘‘Central do Brasil’’ (1999), de Walter Salles. Com um favoritismo mais reluzente do que a própria estatueta, o prêmio de melhor filme em língua não inglesa deve ir para o ‘‘Tudo Sobre Minha Mãe’’, de Pedro Almodóvar. O diretor espanhol nunca foi premiado com um Oscar.
Seu concorrente mais forte é ‘‘Est-Ouest’’, do francês Régis Wargnier, que já tem um prêmio da Academia Americana em sua estante, pelo drama ‘‘Indochina’’, em 1993.
‘‘O Sexto Sentido’’ foi indicado a seis estatuetas. Mas ‘‘Beleza Americana’’ deve ganhar como melhor filme. A produção dirigida por Sam Mendes disputará oito das 23 categorias do prêmio mais concorrido da indústria cinematográfica, incluindo o quadrilátero principal. Além de indicada para melhor filme e melhor diretor, ‘‘Beleza Americana’’, que estréia no Brasil no próximo dia 25 de fevereiro, concorre com Kevin Spacey (ator) e Annette Bening (atriz). Vencedor do Globo de Ouro deste ano, o filme terá em seu caminho duas outras produções com sete indicações cada: os melodramas ‘‘O Informante’’, de Michael Mann, e ‘‘Regras da Vida’’, de Lasse Halstrom. Completa o quadro de aspirantes a melhor filme o drama penitenciário ‘‘À Espera de um Milagre’’.

OS INDICADOS
Confira a lista dos indicados ao Oscar nas principais categorias
Melhor Filme
- Beleza Americana (American Beauty)
- Regras da Vida (The Cider House Rules)
- À Espera de um Milagre (The Green Mile)
- O Informante (The Insider)
- O Sexto Sentido (The Sixth Sense)
Melhor Ator
- Russel Crowe (‘‘O Informante’’)
- Richard Farnsworth (‘‘Uma História Real’’)
- Sean Penn (‘‘Sweet Loudown’’)
- Kevin Spacey (‘‘Beleza Americana’’)
- Denzel Washington (‘‘O Furação’’)
Melhor Atriz
- Annette Bening (‘‘Beleza Americana’’)
- Janet McTeer (‘‘Tumbleweeds’’)
- Julianne Moore (‘‘Fim de Caso’’)
- Meryl Streep (‘‘Música do Coração’’)
- Hilary Swank (‘‘Meninos Não Choram’’)
Melhor Diretor
- Sam Mendes (‘‘Beleza Americana’’)
- Spike Jonze (‘‘Quero Ser John Malkovich’’)
- Lasse Hallstrom (‘‘Regras da Vida’’)
- Michael Mann (‘‘O Informante’’)
- M. Night Shyamalan (‘‘O Sexto Sentido’’)
Melhor Filme Estrangeiro
- Tudo Sobre Minha Mãe (Pedro Almódovar), Espanha
- Caravan (Eric Valli), Butão
- Est-Ouest (Regis Wargnier), França
- Solomon and Gaenor (Paul Morrison), Reino Unido
- Under the Sun (Colin Nutley), Suécia
Melhor Ator Coadjuvante
- Michael Caine
- Tom Cruise
- Michael Clarke Duncan
- Jude Law
- Haley Joel Osment
Melhor Atriz Coadjuvante
- Toni Collette
- Angelina Jolie
- Catherine Keener
- Samantha Morton
- Chloe Sevigny
Direção de Arte
- Anna e o Rei
- Regras da Vida
- Sleepy Hollow
- O Talentoso Ripley
- Topsy-Turvy
Site oficial do Oscar: http://www.oscar.com

mockup