Brasil de alma barroca
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 17 de setembro de 1997
Agência Folha 
ReproduçãoAffonso Romano de SantAnna: Joãosinho Trinta tem alma barrocaO carnavalesco Joãosinho Trinta, o compositor Villa-Lobos e o diretor teatral Gabriel Villela têm a alma barroca. Pelo menos essa é a idéia defendida pelo escritor Affonso Romano de SantAnna, que lança no final deste ano o livro A Alma Barroca do Brasil.
Segundo ele, os estudiosos de arte do país concentram suas pesquisas nas influências do movimento barroco na literatura e na arquitetura. SantAnna diz querer assinalar a importância do barroco no modernismo da arte nacional.
Os desfiles das escolas de samba dirigidas pelo Joãosinho Trinta lembram os eventos religiosos e pagãos que aconteciam em Vila Rica no século 18 e as grandes festas da corte de Luís 14. Já a obra de Villa-Lobos retomou as estruturas musicais de Bach (Johan Sebastian Bach, um dos maiores expoentes do movimento barroco na Europa), disse SantAnna, que participou na noite de segunda-feira do 15º aniversário do projeto IBM - Encontro Marcado com a Arte, na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro. SantAnna já percorreu várias cidades do país falando sobre sua obra.


