Branco Sai. Preto Fica vence Festival de Brasília
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
Folhapress 
São Paulo - O filme "Branco Sai. Preto Fica", que mistura ficção e documentário para contar uma história na periferia de Brasília, venceu o prêmio de melhor filme no 47º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro, que aconteceu entre os dias 16 e 23 na capital. O filme de Adirley Queirós, premiado com o valor de R$ 250 mil, também venceu a categoria de melhor ator com Marquim Tropa, que recebeu a quantia de R$ 15 mil por seu trabalho. Em Londrina, o longa será exibido sábado, às 20h15, no Cinesystem Londrina Norte, como parte da programação do Festival Kinoarte.
O maior vencedor do festival, porém, foi o pernambucano "Brasil S/A", que ficou com os prêmios de melhor direção e melhor roteiro, ambos entregues a Marcelo Pedroso, além de melhor trilha sonora, melhor som e melhor montagem.
O longa "Sem Pena", que discute a política criminal no Brasil, foi escolhido o melhor filme pelo júri popular. Dirigido por Eugênio Puppo e previsto para chegar aos cinemas no dia 2 de outubro, o filme mostra os conflitos decorrentes do processo penal na vida das pessoas acusadas de crimes.
Dandara de Morais foi escolhida a melhor atriz por seu trabalho em "Ventos de Agosto", Élida Silpe a melhor atriz coadjuvante e Renato Novais de Oliveira o melhor ator coadjuvante, ambos por "Ela Volta na Quinta". Gabriel Marcado ficou com o prêmio de melhor fotografia, também por "Ventos de Agosto". Na competição entre curtas-metragens, "Sem Coração", de Nara Normande e Tião, foi escolhido o melhor filme, e "Crônicas de uma Cidade Inventada", de Luísa Caetano, o melhor filme pelo júri popular.


