ReproduçãoDavid BowieO único festival internacional de rock ainda não cancelado no Brasil, o Close Up Planet, fechou sua lista de atrações. A segunda edição do evento, programada para os dias 31 de outubro, em Curitiba, e 1ºde novembro, em São Paulo, traz as presenças de David Bowie, No Doubt e Erasure, além de Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Pavilhão 9, Catapulta e Skamoondongos. Em Curitiba, apenas Bowie, No Doubt, Paralamas, Barão e a banda local Skuba estão confirmados.
O perfil deste ano segue direção oposta à primeira edição, que destacou Sex Pistols e Bad Religion. Sai o punk e entra o pop. A principal mudança, em relação ao ano passado, é o cancelamento do show no Rio de Janeiro, um fracasso de público na primeira edição, e a inclusão de Curitiba no roteiro. A transferência de sedes reflete uma tendência de mercado. Curitiba tornou-se o segundo pólo consumidor de música no Brasil.
O elenco também se alterou de forma acentuada. Diminuíram as atrações internacionais e a ênfase passou a ser a popularidade dos artistas. No lugar de bandas de perfil alternativo, mais próximas do telespectador da MTV, o Close Up Planet 97 busca os ouvintes das FMS de sucesso.
Com exceção de alguns shows de heavy metal farofa, programados até o fim do ano, o Close Up Planet é o que restou aos fãs brasileiros do rock, que tiveram dois festivais (Hollywood e Monsters of Rock) cancelados em 1997.

mockup