Cleide Cavalcante
Agência Estado
Em 17 de abril, Boston, em Massachussetts, nos Estados Unidos, realiza mais uma prova da mais antiga maratona do mundo. Será a 114ª edição da Maratona de Boston, que, segundo os organizadores, deverá contar com cerca de 20 mil participantes este ano. A expectativa é atrair um público de mais de um milhão de espectadores. Todas as informações sobre o evento estão no site www.bostonmarathon.org.
Quem visitar Boston dever aproveitar para conhecer um pouco do passado do lugar, cuja fundação data de 1630. É a mais importante cidade da Nova Inglaterra, berço da história norte-americana. É também a cidade dos Kennedy e das principais dinastias políticas norte-americanas. Foi na região que se iniciou o movimento pela independência dos Estados Unidos, que ocorreu em 1778 com a promulgação da primeira constituição do país.
Além das belas áreas verdes, o destaque na cidade é a arquitetura e o movimentado centro universitário, são mais de 100 universidades. Destaque para as famosas Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT). Portanto, já dar para ter uma boa noção da quantidade de jovens que se encontra pelas ruas. Paralelamente, e por isto, também é grande a quantidade de atrativos para esta faixa etária, bares, restaurantes, danceterias, etc.
É em Boston que está o mais antigo metro do mundo. E há outras coisas bem interessantes por lá. Por exemplo, o Union Oyster House, o mais antigo restaurante em funcionamento dos Estados Unidos.
Também em Boston foi realizada, em 1874, a primeira ligação telefônica. E no Massachussetts Institute of Technology (MIT) foi fabricado o primeiro computador do mundo, em 1929. E, tem mais. O Free Hospital utilizou pela primeira, em 1959, vez a pílula anticoncepcional. E o primeiro parque público dos Estados Unidos foi criado lá em 1634. Assim como as primeiras escolas e biblioteca pública (que hoje conta com mais de 6 milhões de títulos), que datam de 1653.