Bonecos para dar movimento
Ricardo Quadros utiliza bonecos recortados em papel para dar movimento às imagensNo começo, Ricardo Laranjo Quadros até pensou que tivesse criado um novo método para pintar suas telas. Só há pouco descobriu que o escultor francês Rodin utilizava um processo semelhante de criação. Ele se baseia em bonecos recortados de papel para criar os diferentes movimentos e representar os personagens que serão transpostos para a tela.
Ricardo filma modelos vivos - normalmente ele próprio posa. Depois assiste à filmagem e desenha o personagem em várias posições. ‘‘No caso do meu trabalho atual, cada boneco desenhado representa uma ação da crucificação’’, conta. Os personagens são sempre homens nus. ‘‘As mulheres não são mencionadas na Bíblia como participantes da blasfêmia contra Cristo e por isso não fazem parte destas telas’’, esclarece.
A etapa seguinte do processo é juntar diferentes bonecos e pintar a montagem na tela. É mais ou menos como montar parte de um quebra-cabeças e depois copiá-lo num quadro. A pintura é feita com tinta acrílica ou a óleo, em tela de lona.
Depois de pronta, a tela é dobrada, molhada e vai direto para o forno, onde permanece por cerca de cinco minutos. ‘‘Pronto, tá batizado’’, enfatiza. O fogo, segundo Ricardo, modifica a cor natural da tela, tira o contraste das cores e faz sobressair o azul. A última etapa da obra é passar a tela queimada com um ferro de passar roupas.

mockup