Bom som
PUBLICAÇÃO
sábado, 21 de novembro de 1998
Simone Mattos 
Na cidade que mais cria e menos sustenta novas bandas de rock, Curitiba, os músicos da Relespública têm um bom motivo para comemorar. Hoje, eles estarão lançando o seu primeiro CD E o RocknRoll, Brasil?, ao mesmo tempo em que comemoram uma década de atividades da banda.
Foram muitas apresentações em bares, casas noturnas e festas. Para quem assistiu a estes shows, o guitarrista e vocalista Fábio Elias avisa que o lançamento do CD será totalmente diferente. Será um show inédito, em alto e bom som.
Na festa também serão exibidos o filme Urbenauta - Uma Aventura na Cidade, de Eduardo Fenianos, e o clip Mina RocknRoll, produzido de forma independente pelo Relespública.
Para a elaboração do CD, 12 músicas foram selecionadas num repertório de 20 composições próprias. As letras tratam de mudanças, de otimismo e indecisão, como se fosse a própria juventude falando, afirma Elias. Sua inspiração para as composições foram as próprias mudanças que aconteceram neste século.
Ele tem uma visão crítica do mercado, o qual acha que está fechado para bandas novas. As gravadoras querem mexer no som, tornando as músicas mais comerciais e vendáveis, critica. As bandas que faziam rock, como o Barão Vermelho, não fazem mais.
Em sua opinião, o rock está em crise. Não porque faltem bandas de qualidade, mas porque o público está desacreditado. Em sua opinião, as pessoas estão perdendo o acesso ao bom rocknroll.
O baixista Ricardo Bastos reclama da falta de um meio termo no mercado. Ele critica a existência apenas de mega-gravadoras ou gravadoras de fundo de quintal, das enormes casas de show ou das garagens. As distâncias são muito grandes.
O lançamento do CD é uma forma do Relespública protestar contra a situação do mercado. O disco foi gravado de forma independente, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura e da Cooperativa das Bandas de Curitiba. Ele está sendo vendido em algumas lojas de Curitiba, via Internet e pelo Correio.
Seu lançamento será feito ainda amanhã, no Festival de Bandas de Goiânia. A banda está agendando uma turnê de shows, que inclui Londrina, Maringá, várias cidades do interior de São Paulo e Florianópolis.
Com dois prêmios Saul Trumpet de Melhor Show e Melhor Performance, além de ter sido considerada a Melhor Banda de 1995 pela Folha, em Curitiba, os músicos do Relespública acreditam que estava mais do que na hora de lançar seu primeiro disco. Estávamos com este disco engasgado, sofremos muito até conseguir gravar, diz Elias. O disco tem um tom de desabafo mesmo.
A banda é formada por Kako Louis, no vocal; Roger Gor, nos teclados e vocal; Ricardo Bastos, no baixo e vocal; Fábio Elias, na guitarra e vocal, e Emanoel Moon, na bateria.
O lançamento do CD E o Rockn Roll, Brasil?, da banda Relespública, acontece hoje, às 22h, no auditório do Largo da Ordem (Rua Trajano Reis, 41).


