Criado em Londrina no início da década de 1990, por bancários e estudantes da UEL, o grupo Boca de Baco celebra 30 anos de existência com um espetáculo que mergulha na jornada de heróis e heroínas da mitologia grega para tratar de temas atuais. “Olhos nos Olhos” estreia neste final de semana mostrando o drama de antigos amigos de uma companhia teatral que não se veem há muito tempo e são convidados a um encontro definitivo, no qual uma notícia incontornável será revelada. Imersos em um tempo de exceção, reúnem-se em um velho teatro e tentam romper o constrangimento do reencontro entre taças de vinho e memórias.

Em um contexto de sombras, os personagens relembram histórias e tentam inventar um novo presente. Como recomeçar depois da grande tragédia pessoal e coletiva? Como encontrar algum sentido heroico na nossa vida cotidiana e frágil? Tirésias, vidente cego que atravessa muitas narrativas gregas, mudando a rota de mitos, é quem aponta os caminhos nesta jornada diante da cegueira do mundo. Os amigos seguem as pistas de cartas anônimas remetidas misteriosamente.

Imagem ilustrativa da imagem Boca de Baco volta aos palcos para celebrar 30 anos
| Foto: Divulgação / Fábio Alcover

O elenco da montagem é formado pelos atores Beto Passini, Nivaldo Lino, Jackeline Seglin, Reinaldo C. Zanardi, Fátima Carreri, Silvia França e Antonio Jr. Desde março de 2020, os integrantes do grupo se debruçam sobre a jornada de figuras como Narciso, Édipo, Antígona, Odisseu e Baco. As reflexões sobre o mito foram base para os participantes recontarem suas próprias histórias de vida. Essas memórias também serviram à dramaturgia criada pelo jornalista Renato Forin Jr. e à encenação do diretor paulista Luiz Valcazaras, a partir da idealização e pesquisa de Luciano Bitencourt, um dos fundadores do grupo.

Forin Jr. comenta que, para a construção do texto, buscou encontrar a face arquetípica destes mitos na vida íntima de cada integrante do elenco e, de modo geral, na história coletiva de um grupo báquico, que sempre buscou fazer do teatro e da festa formas de potencializar a vida e a atuação na "polis", na comunidade. “Por isso, é uma peça que fala radicalmente do presente, de questões políticas que habitam nosso corpo individual e coletivo e para as quais o encontro teatral pode apontar caminhos”, destaca.

A "memória viva" da trupe é a bússola dessa travessia. “A concepção do espetáculo traz esse grupo se reunindo para a leitura de um texto, envolto de dualidades. Não se sabe se as ações lidas estão acontecendo no palco ou na imaginação dos atores. Será que os atores estão vendo aquilo que nós, espectadores, não estamos enxergando?”, conta o diretor Luiz Valcarazas.

Leia mais: Teatro Ouro Verde retoma sessões de cinema

“Olhos nos Olhos” tem trilha sonora original do músico Tonho Costa, cenário de Júlio Vida e figurinos de Gustavo Neves. O espetáculo estreia neste sábado (7 de maio), às 20 horas, na Usina Cultural, em Londrina, com patrocínio da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal). A temporada de apresentações segue até 22 de maio, de sexta a domingo, sempre às 20 horas, na Usina Cultural.

Imagem ilustrativa da imagem Boca de Baco volta aos palcos para celebrar 30 anos
| Foto: Divulgação / Fábio Alcover

Serviço:

Espetáculo “Olhos nos Olhos”, com o grupo Boca de Baco

Quando – De 7 a 22 de maio (de sexta a domingo, sempre às 20 horas)

Onde - Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, 4159)

Quanto - R$ 40,00 (promocional/antecipado: R$ 20,00 pela plataforma Sympla - www.sympla.com.br/produtor/usinacultural)

Classificação indicativa: 16 anos

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1