Olhares sobre Londrina
Comemorando os 83 anos da fundação da cidade, o grupo de desenhistas UrbanSketchers Londrina, em parceria com o Espaço Cultural Ceddo, apresenta a exposição "UrbanSketchers - Olhares sobre Londrina", que segue aberta até o dia 13 de janeiro. O movimento dos UrbanSketchers, que livremente pode-se traduzir como Desenhistas de Rua, é um fenômeno que tem crescido e se organizado mundialmente. O objetivo dos participantes é fazer registros gráficos, por desenhos e pinturas, sempre com observação direta de vários aspectos das cidades por onde passam. A exposição UrbanSketchers - Olhares Sobre Londrina, apresenta parte do acervo produzido em mais de 140 encontros do grupo. Gratuito. segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h. (rua Pernambuco, 725)

Ocupação de espaço
Furnas acabou de lançar o edital de ocupação do Espaço Furnas Cultural, localizado no Rio de Janeiro, para o ano de 2018. O investimento de R$ 1,5 milhão será destinado a projetos culturais de música erudita ou popular, teatro, dança e exposições. Projetos de todo o Brasil podem concorrer. Esse ano de 2017 se apresentaram no Espaço Furnas Cultural nomes consagrados como o violonista Yamandu Costa, o pianista Nico Resende e o grupo vocal Arranco de Varsóvia, além de espetáculos musicais como o "Até chegar no dia a dia, lado a lado", de Tulipa Ruiz e Marcelo Jeneci, e "Orlando Silva, Nada Além" de Tuca Andrada. As inscrições são gratuitas e o prazo é até 28 de dezembro. O edital e os documentos necessários para a inscrição podem ser encontrados no site www.furnas.com.br/frmSOCulturaECEF.aspx

Concurso cinema
A SKY, operadora de TV por assinatura, abriu inscrições para o concurso DirectTV Cinema+, que vai premiar o melhor curta-metragem desenvolvido por estudantes de cinema e audiovisual. Para participar da promoção – desenvolvida pela DirectTV Latin America, em parceria com a Sundance TV, a USC School of Cinematic Arts e a Creative Artists Agency (CAA) –, os interessados devem enviar um vídeo com tema livre de até dez minutos por meio do site br.directvcinemaplus.com/. As inscrições podem ser realizadas até 31 de dezembro. A apuração de resultados passará por duas etapas. Na primeira, uma comissão escolherá cinco finalistas de cada um dos países participantes: Brasil, Chile, Equador, Colômbia, Peru, Venezuela, Uruguai e Porto Rico. Essa equipe avaliará a qualidade cinematográfica, direção, produção e conteúdo do filme apresentado. A segunda etapa vai determinar os 4 vencedores do Cinema+: um do Brasil, dois do resto da America Latina e um dos Estados Unidos; que ganharão uma bolsa para um curso de verão em 2018 na University of Southern Califórnia School of Cinematic Arts (USC) em Los Angeles, nos Estados Unidos. A seleção dos melhores curtas-metragens será online e aberta para votação do público, que ao lado de um corpo de jurados da Creative Artists Agency (CAA) vai selecionar os vencedores. O resultado final será divulgado no dia 23 de março de 2018.