A tradicional “Encenação da Paixão de Cristo” será apresentada nesta sexta-feira (19), às 20h30, no CSU (Centro Social Urbano), localizado na Vila Portuguesa (região central). O espetáculo é encabeçado pelo “Grupo de Teatro da Paz”, que comemorou 40 anos de fundação no ano passado e contará com um elenco de mais de 400 atores amadores da comunidade. O público esperado é de mais de 20 mil pessoas de vários lugares da região. O texto é baseado nas principais passagens da vida de Jesus Cristo, com destaque para a Via Crúcis e ressurreição. Este ano, haverá um telão de LED com transmissão simultânea. A encenação é gratuita, mas os organizadores pedem que o público leve 1 quilo de alimento para serem doados a instituições beneficentes da cidade, na chamada ação “Corrente do Bem”. Gratuito. (rua Atílio Scudeler, 283).

Encenação da Paixão de Cristo: em Londrina, o espetáculo será nesta sexta-feira (19)
Encenação da Paixão de Cristo: em Londrina, o espetáculo será nesta sexta-feira (19) | Foto: Terumi Sakai/ Divulgação

Edital parra Quizomba

O Projeto “Quizomba: o samba e outros batuques” está de volta a Londrina e com novo formato para proporcionar o acesso e a fruição de manifestações artísticas e culturais, em especial àquelas de matriz africana e indígena. As quatro edições do ano vão ser realizadas em locais públicos nos meses de maio, julho, setembro e novembro, em diversos espaços públicos da cidade e serão gratuitas. Artistas e oficineiros interessados em atuar nestas grandes festas populares têm até o dia 23 de maio para se inscrever no edital aberto pelo coletivo que está disponível na página do Facebook. As edições vão ter apresentações artísticas, vivências com mestres e mestras da cultura popular e também o “Quizomberê”’, com atividades lúdicas e artísticas voltadas para crianças e que substitui o antigo “Quizombinha”. Mais informações pelos telefones (43) 99861-4740 (43) 99678-7379.

Cine Móvel

O projeto "Cine Móvel" chega a Ibiporã na próxima terça-feira (23), na quadra do Afonso Sarábia, a partir das 19h, como parte da programação faz parte do Festival de Cinema da Bienal de Curitiba 2019. O filme a ser exibido no telão montado será "Benzinho" (2018), com 1h37min de duração, produção nacional e classificação 10 anos. O longa conta a história do primogênito de uma família de classe média que é convidado para jogar handebol na Alemanha e lança sua mãe em uma espiral de sentimentos. Isso porque, além de ajudar a problemática irmã lidar com as instabilidades do marido e se desdobrar para dar atenção aos seus outros filhos, ela terá de enfrentar sua partida antes de estar preparada para tal. Gratuito. (rua Ardevino Farinácio, esquina com Rua Neolar João Carneiro – Ibiporã).

Palestra sobre Leminski

Na próxima quarta-feira (24), às 19h30, no Sesc Cadeião, será realizada a a palestra “Paulo Leminski - Um roteiro literário", com o poeta, tradutor, músico e ensaísta Rodrigo Garcia Lopes, como parte da programação da exposição “Múltiplo Leminski”, em cartaz até 30 de junho no Museu Histórico de Londrina. Londrinense, Garcia Lopes é autor do livro “Roteiro Literário – Paulo Leminski”, lançado em janeiro de 2019 pela Biblioteca Pública do Paraná. Fio condutor da palestra, o livro-ensaio faz um perfil inédito do autor ao misturar biografia, crítica literária, teoria e práxis poética, depoimentos de Leminski, além de discutir a relação com sua cidade e traçar um roteiro de sua geografia afetiva. Gratuito. (rua Sergipe, 52).